Supesp encerra aulas de turma do curso de formação de soldados na Aesp

10 de novembro de 2022 - 10:21 # # # # # #

Encerrando mais uma turma de capacitações junto aos gestores e profissionais das forças da segurança no estado do Ceará, assessores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), ministraram a disciplina de Análise e Mapeamento de Ocorrências para o curso de formação de soldados da Polícia Militar do Ceará (CFSD-PMCE/2022), coordenado pela Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp).

A disciplina, de 18h/a, foi ministrada ao longo do mês de outubro do ano de 2022 e contou com temas como conceitos básicos de estatística, tipos de análise criminal, mapeamento criminal e normas referentes à coleta, tratamento, padronização e divulgação das estatísticas oficiais da segurança pública. O material didático foi elaborado pelo assessores Leontino Queiroz e Matheus Osterno, da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp).

A matéria foi aplicada em todos os pelotões do CFSD-PMCE/2022, estando a Supesp presente nos pelotões localizados na sede da Aesp e do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades da PMCE (Copac). As aulas ficaram sob a responsabilidade do diretor da Diretoria de Estratégia e Segurança Pública (Diesp), Anderson Duarte e dos assessores Flávio Moreira (Diesp), da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas), Eudázio Sampaio e da Geesp, Leontino Queiroz e Matheus Osterno.

De acordo com o diretor Anderson Duarte, por ser uma disciplina cujo material didático foi escrito por técnicos da Geesp, procurou-se tratar a melhor abordagem pedagógica para apresentar sistemas e tecnologias aplicadas à segurança pública. “Reunimos nossos pesquisadores como geógrafos, administrators e estatísticos para apresentar da forma mais didática e aplicada o que a Supesp coordena e desenvolve de mais inovador nessa área”, definiu Anderson Duarte.

Formação e tecnologia

Desde 2021, a Supesp intensifica treinamentos, cursos e capacitações às forças de segurança como forma de atualizar e qualificar ainda mais o trabalho que é feito na gestão da segurança pública e no dia a dia nas ruas pelos agentes.

Em outubro último, aconteceram as capacitações do curso “Tecnologias Aplicadas ao Sistema de Segurança Pública”, com o objetivo apresentar as mais novas tecnologias desenvolvidas no âmbito da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) aos agentes de segurança pública do Ceará e prover a estes treinamento especializado para o uso das tecnologias apresentadas.

O curso, que teve a carga horária total de 16 horas/aula, foi coordenado pelo assessor técnico I e policial civil Raif Carneiro e promovido pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), em parceria com a Supesp, por meio da Dipas e a Geesp.