Gestores da Supesp/CE visitam Instituto Jones dos Santos Neves no Espírito Santo

26 de outubro de 2022 - 11:31 # # # #

No trabalho de intercâmbio de conhecimento e aperfeiçoamento dos sistemas e tecnologias aplicadas à segurança pública, gestores da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) visitou, nesta segunda e terça-feira (24 e 25/10), o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP) do Espírito Santo.

A visita técnica, que visa conhecer a experiência do instituto e sua atividade com a produção de base de dados, pesquisas, estatísticas e indicadores na área da segurança pública, contou com as presenças do superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, da diretora de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas), Manuela Cândido, e do gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), Franklin Torres

A equipe foi recepcionada pelo diretor-presidente do instituto, Daniel Ricardo de Castro Cerqueira, doutor em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), e pela coordenadora do Observatório da Segurança Cidadã do órgão, Bárbara Caballero, que fez uma apresentação sobre as principais pesquisas desenvolvidas pelo instituto.

Para o superintendente da Supesp, Helano Matos, essa troca de conhecimento é muito importante, pois foi possível observar várias pautas em comum entre a Supesp e a instituição. “Essa cooperação entre as instituições é muito salutar e rica, como identificamos nos cursos de análise criminal, no estudo de locação de efetivos das polícias civil e militar, no treinamento de times de alta performance na segurança, na capacitação em ordem pública e segurança cidadã, onde são desenvolvidos projetos e estudos muito relevantes para o setor no estado”, destacou.

Esse intercâmbio com instituições da área de pesquisa e tecnologia é realizado pela Supesp desde 2021, como forma incrementar e aperfeiçoar as atividades operacionalizadas pelo órgão e na articulação e propostas para os gestores na formulação de políticas públicas em segurança pública. Além das polícias e comandos especializados do Ceará, e de outros estados que já fizeram um intercâmbio de cooperação técnica com a Supesp, a superintendência compõe o HUB da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), com acesso a informações estratégicas em segurança, além do Ministério da Justiça, onde a entidade já realiza troca de conhecimento e sistemas.

Instituto Jones dos Santos

Instituído em 31 de dezembro de 1975, pela Lei 3.043, sob a denominação de Fundação Jones dos Santos Neves (FJSN), foi transformado em autarquia em 27 de outubro de 1980, pelo Decreto 1.469-N, passando a ser chamado de Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). E a Lei Complementar 344, de 16 de dezembro de 2005, deu-lhe a denominação atual. A Lei Complementar 445, de 22 de julho de 2008, reorganiza a estrutura organizacional básica do Instituto, e a Lei Complementar 499, de 29 de outubro de 2009, reestrutura o quadro de pessoal, institui a modalidade de remuneração por subsídio, estabelece o plano de carreira para os servidores do Instituto e cria a carreira de Especialista em Estudos e Pesquisas Governamentais.

O IJSN tem como finalidade produzir conhecimento e subsidiar políticas públicas através da elaboração e implementação de estudos, pesquisas, planos, projetos e organização de bases de dados estatísticos e georreferenciados, nas esferas estadual, regional e municipal, voltados ao desenvolvimento socioeconômico do Espírito Santo.