Supesp inicia elaboração do próprio Índice de Desempenho Institucional

17 de outubro de 2022 - 11:35 # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) tem por objetivo realizar pesquisas, estudos, projetos estratégicos e análise criminal para o fortalecimento da formulação da política de segurança pública. Diante disso, a Supesp iniciou a elaboração do modelo de mensuração do próprio desempenho institucional, a partir dos objetivos da instituição, bem como facilitar o conhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas pela superintendência, para fins de tomada de decisão. Vale lembrar que a Supesp já havia desenvolvido a metodologia do Índice de Desempenho Institucional (IDI) da Polícia Civil do Ceará.

Equipe de colaboradores da Supesp em solenidade de entrega da Medalha Ordem do Mérito Supesp. IDI aperfeiçoará desempenho da equipe

 

O IDI da Supesp tem como objetivos desenvolver fórmulas de cálculo para aferição de desempenho setorial e institucional, propor indicadores setoriais, elaborar painéis analíticos de desempenho, produzir um sistema informatizado de coleta e tratamento de dados. Além disso, fará a identificação de processos e resultados, qualificará dados de esforço e aprimorará as atividades desenvolvidas pelos colaboradores da instituição.

Segundo Anderson Barboza, titular da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública da Supesp (Diesp/Supesp), propõe-se uma metodologia que leva em consideração alguns aspectos, priorizando a missão da Supesp. “Seguimos como preconizado pela sua lei de criação, o acordo de resultados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), bem como os objetivos previstos no planejamento estratégico em vigor e as atividades desenvolvidas pelos servidores nos diversos setores da instituição”, afirma Barboza.

Para o programador da Supesp, Mário Vale, o IDI é de fundamental importância. “Ter uma ferramenta ou mecanismo capaz de aferir o desempenho institucional, que é o reflexo do desempenho dos setores e colaboradores, permite ter uma visão macro e micro do funcionamento da Supesp, o que colabora para que a gestão alcance valores, metas e objetivos traçados”, declara Mário.