Supesp participa de conferência on-line internacional sobre Pesquisa Científica e Tecnológica na Turquia e Dubai

7 de outubro de 2022 - 15:10 # # # # #

A Associação de Pesquisa Científica e Técnica (STRA) reuniu em conferência on-line, na cidade de Istambul (Turquia), nos dias 28 e 29 de setembro, pesquisadores e cientistas de várias partes do mundo para a Conferência Internacional sobre Pesquisa Científica e Tecnológica. A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participou como convidada especial, sendo representada pelo superintendente, Dr. Helano Matos (foto), abordando o tema “Segurança Pública Baseada em Evidências: Ciência e Tecnologia Aplicada na Segurança Pública”.

A conferência reuniu a Comunidade internacional de pesquisadores, profissionais, estudantes e educadores para o desenvolvimento e disseminação de ideias no campo da ciência e tecnologia. Nos próximos dias 02 e 03 de novembro, a conferência on-line acontece na cidade de Dubai, nos Emirados Árabes. As conferências acontecem até o mês de dezembro de 2022 em cidades como Paris, Cingapura, Londres, Bali e Lisboa.

O STRA é promovido pela entidade Pesquisa da Eurásia, que visa reunir pesquisadores e profissionais de todo o mundo, incentivar o desenvolvimento intelectual e criar oportunidades de networking e colaboração. Esses objetivos são alcançados por meio de redes acadêmicas, reuniões, conferências, workshops, projetos, publicações de pesquisa internacionais, prêmios acadêmicos e bolsas de estudo para jovens pesquisadores.

Para o superintendente da Supesp, Helano Matos, essa é mais uma oportunidade de integração e visibilidade da missão do órgão para pesquisadores de várias partes do mundo e é mais uma chance de aprendermos com os melhores estudiosos e pesquisadores de vários continentes. “A Supesp vem se alinhando com o que há de melhor na temática da tecnologia e inovação aplicada à segurança pública e, por isso, já somos referência nacional e internacional em entidades como a Interpol, por exemplo. É uma honra representar a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) e o nosso Estado”, disse Helano Matos.

Desde a criação da Supesp, a entidade vem se integrando ao universo acadêmico, de pesquisa e tecnologia do Brasil e do mundo, com a estratégia de tornar relevante, cada vez mais, o conhecimento que é desenvolvido no órgão e utilizado pelas forças e gestores da segurança pública no Ceará.

Segurança Pública Baseada em Evidências (SPBE)

A introdução desse novo modelo de segurança pública se deu primeiramente com a adoção das evidências como um requisito obrigatório para o financiamento de programas de combate à criminalidade e prevenção à violência e em um segundo momento com o fortalecimento das centrais de custódia da prova que foram introduzidas no Código de Processo Penal brasileiro. Dessa forma, cresceram as ações governamentais voltadas à produção, sistematização e disseminação de evidências científicas para formulação e fortalecimento de políticas públicas na área de segurança.