Supesp recebe visita de alunos da UFC e UniFB

17 de agosto de 2022 - 16:08 # # # #

Incrementando a troca de informações entre o conhecimento acadêmico e a produção de dados e estatísticos oficiais, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública (Supesp) recebeu alunos do curso de Direito do Centro Universitário Farias Brito e de Estatística da Universidade Federal do Ceará (UFC), com o objetivo de conhecer sistemas que ajudam na gestão da segurança do Ceará.

O superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, apresentou o Status e o Painel Dinâmico, além da estrutura do órgão, que atua no fornecimento de dados e estratégia para as Forças de Segurança do Estado. A visita aconteceu no final do mês de agosto. “Para nós da Supesp é de extrema importância receber alunos do ensino superior, pois aqui, assim como na sala de aula, eles estão aprendendo mais sobre as possibilidades de fazer segurança pública, utilizando os dados estatísticos e tecnologia”, declarou Helano Matos.

Uma das estudantes do curso de Direito do 2º semestre, Sofia Gentil, pretende seguir a carreira na área da segurança e fala da importância de saber como funcionam os recursos disponibilizados pela Supesp. “Não imaginava que esses sistemas de estatísticas e manchas criminais poderiam impactar tanto na segurança da população na rua. Isso é fundamental para saber como os recursos podem ser utilizados e como a tecnologia ajuda”, declarou Sofia, que pretende ser delegada.

Para a professora de Direito, Luciana Vasconcelos, que acompanhou os alunos, a visita à Supesp otimiza o conhecimento dos estudantes de Direito, pois alia a teoria da academia com a prática aplicada no órgão público, gerando ganhos aos alunos para direcionar melhor a carreira que pretendem seguir. “Eles vão percebendo como o direito penal pode atuar e se articular com a teoria que eles aprendem dentro da faculdade e abrir os horizontes para terem opções de escolha profissional. Aqui tem alunos com outras graduações, na área de tecnologia, por exemplo, e isso abrange muito mais o olhar deles sobre o campo de atuação”, afirmou a professora.

UFC

Na mesma semana, alunos de Estatística do Programa de Educação Tutorial do Curso de Estatística (PET Estatística) da Universidade Federal do Ceará, conheceram as instalações e o setor da Gerência de Estatística e Geoprocessamento da Supesp. Na ocasião, os alunos foram recepcionados pelo gerente da Geesp, Franklin Torres, que apresentou os principais sistemas e tecnologias, que subsidiam a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) e seus órgãos vinculados.

O programa foi concedido pela pró-Reitoria de Graduação em 2009, surgindo com uma filosofia que partiu do princípio que o projeto não era de um professor-tutor, mas sim de grupo de tutores que, em consonância com o novo Proposta Pedagógica Curricular (PPC), aquiescessem as atividades de ensino, pesquisa e extensão com objetivo de melhorar a formação dos alunos, de permitir a melhoria do curso de graduação em Estatística e de disseminar junto à sociedade, em particular a cearense, a importância do profissional de Estatística no apoio ao desenvolvimento das organizações e interpretação dos números para gerar informações.

“Desde o ano passado, a Supesp vem promovendo esse intercâmbio com a academia e o que produzimos aqui, e isso é importantíssimo para ambos os setores, aproximar o conhecimento da realidade e desafios que vivenciamos na segurança pública, aproveitando o que de melhor temos sendo produzido na ciência e como já utilizamos essas ferramentas no nosso dia a dia”, diagnosticou Franklin.