Supesp realiza oficina para planejamento estratégico da Pefoce

1 de julho de 2022 - 15:12 # # # #

Dando prosseguimento ao trabalho de assessoramento para o desenvolvimento do planejamento estratégico da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), a equipe de profissionais da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) promoveu, nessa quinta-feira (30), a oficina de análise de conjuntura da instituição com a participação do perito-geral do Ceará, Júlio Torres, e de 55 colaboradores de todas as coordenadorias da Pefoce.

O encontro ocorreu de forma virtual e sob a coordenação do diretor da Diesp, Anderson Duarte, e da assessora técnica, Talita Araújo. É o segundo encontro temático para discutir a implementação do planejamento estratégico da Pefoce. A primeira reunião técnica ocorreu no último dia 9 de junho, também no formato on-line.

Enquanto no primeiro momento foi realizada uma introdução aos conceitos relacionados ao planejamento estratégico, tais como missão, visão e valores, no encontro de ontem foram apresentadas as etapas para a produção do planejamento da instituição, com base em todo o aprendizado adquirido por meio do planejamento estratégico da Supesp 2021-2025, bem como do benchmarking, no qual se elencou as experiências e boas práticas de outras instituições públicas.

A oficina conceitual contou, mais uma vez, com uma grande adesão de colaboradores, o que demonstra a importância que aquele órgão está dando ao momento. O mote da oficina foi a pergunta “onde estamos”, sendo feita uma palestra do perito geral, que apresentou uma análise de conjuntura, a qual envolveu a identificação dos riscos, das ameaças e das oportunidades para a instituição.

“A Supesp, por meio da Diesp, sente-se honrada em cumprir sua missão de assessoria aos órgãos de segurança pública, apoiando e fomentando o processo de formulação do planejamento estratégico. Ainda teremos mais três oficinas conceituais, que responderão às seguintes perguntas: Quem somos? Aonde queremos chegar? e como vamos chegar lá?”, informou o diretor da Diesp, Anderson Duarte.

Estratégia

O planejamento estratégico pode ser conceituado como uma ferramenta administrativa que permite a preparação de um órgão para os desafios do presente e do futuro, estabelecendo as providências a serem tomadas, considerando as diferenças entre os citados períodos.