Supesp participa de encontro sobre o atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade

15 de junho de 2022 - 16:51 # # # # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participou, na tarde dessa terça-feira (14/06), de um encontro virtual com um grupo de estudo do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Universidade Federal do Ceará (UFC). O tema do evento foi “Atendimento dos Profissionais de Segurança Pública a Pessoas e Grupos em Situação de Vulnerabilidade”.

O diretor da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), capitão PM Anderson Barboza, foi um dos palestrantes e fez uma apresentação sobre o trabalho que é realizado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) junto aos grupos em situação de vulnerabilidade.

“A Diesp/Supesp já havia elaborado duas apostilas de material didático para Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp-CE), uma de conceitos e outra de atuação sobre os grupos em situação de vulnerabilidade. Essa interação com a UFC é importantíssima, pois permite que eles conheçam tudo que é feito pela SSPDS”, declarou Anderson.

Para a professora da UFC, Hermelinda Macena, que é coordenadora do grupo de estudo, a integração entre as instituições de ensino e de segurança pública permite a aproximação do conhecimento teórico com a realidade prática nas questões de violência e segurança.

Também foram discutidas ações voltadas à saúde dos profissionais de segurança pública. “Isso possibilita o surgimento de novas estratégias para a manutenção e o aprimoramento dos serviços de segurança, mas sobretudo na melhoria da saúde dos profissionais que nela atuam. Há muitas implicações para a realização desse processo, em especial no que se refere à segurança, pois só recentemente vem um olhar mais científico para as pessoas, o processo e o produto que fornece à sociedade”, afirmou Hermelinda.

Além do diretor da Diesp/Supesp, Anderson Barbosa, a diretora do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV) da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), delegada Arlete Silveira, participou do evento. A doutoranda em Saúde Pública da UFC, Tamires Feitosa, destacou a abertura de parceria com a Supesp, e a PCCE para a pesquisa do grupo de estudo, que, segundo ela, é inédito no Ceará.