Comitê Gestor do Proteger reúne-se com gestores das Forças de Segurança do Ceará

10 de junho de 2022 - 10:20 # # # # #

Com o objetivo de apresentar dados e novas estratégias, o Comitê Gestor do Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) reuniu-se para realizar uma avaliação das atividades do programa e conhecer novas metodologias, que visam ampliar o alcance das metas que já estão sendo desenvolvidas, além de monitorar seus resultados.

O encontro do comitê aconteceu na manhã dessa quarta-feira (8/06), na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) e contou com as participações da assessora especial da governadora, Carla da Escóssia e membros da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), além de representantes das instituições vinculadas à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) como a Polícia Civil do Ceará (PC-CE), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), a Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), a Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp), bem como das coordenadorias Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social.

Durante a reunião, foi feita a apresentação do site da Supesp pelo superintendente, Dr Helano Matos, que destacou a página informativa do Proteger, onde estão disponíveis o Manual do Programa, uma linha do tempo que conta a história de sua implantação, bem como um conjunto de mapas relativos aos microterritórios que compõem a política pública. Na ocasião, foi apresentado também um material impresso, que será distribuído aos policiais que atuam no Programa.

Houve, também, a apresentação, pelo diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), capitão Anderson Duarte, de um novo projeto estratégico no âmbito do Proteger. Trata-se do Proteger Virtual, um sistema informatizado que permite o registro das demandas de interesse da segurança pública, especialmente aquelas relacionadas a desordens urbanas.

Com o Proteger Virtual, explicou Anderson Duarte, o policial poderá registrar as demandas de segurança que observar ao longo do seu serviço, bem como registrar as solicitações de pessoas das comunidades, facilitando o encaminhamento aos órgãos responsáveis pela solução dos problemas. Além disso, a ferramenta permitirá a realização, pela Supesp, de uma série de estudos de correlação entre essas demandas e os territórios que demandam mais atenção das Forças de Segurança.

Finalmente, foi feita uma apresentação, pela diretora de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas/Supesp), Manuela Cândido, de um relatório preliminar do monitoramento das bases e microterritórios que compõem o programa, que também é responsabilidade da Supesp.

Proteger

O Proteger foi instituído, por meio da Lei nº 17.576/2021, como política pública estruturante, estratégica e intersetorial em prol das ações desenvolvidas pela SSPDS, e por demais órgãos públicos no âmbito do Programa. Na mesma lei que cria o Programa, está prevista a existência do Comitê Gestor do Proteger, como instância estratégica e de auxílio à coordenação das suas atividades, que é exercida pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).