Supesp participa de aula de encerramento do curso de formação dos aprovados no concurso da Polícia Civil

9 de junho de 2022 - 17:56 # # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participou da aula de encerramento do curso de formação e treinamento profissional dos aprovados no concurso da Polícia Civil do Estado do Ceará de 2021. No total, concluíram a formação 561 alunos, sendo 140 para o cargo de escrivão e 421 para inspetor.

A solenidade aconteceu na manhã desta quinta-feira (9/06), no ginásio da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), e contou com a presença do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), Sandro Caron; do secretário executivo Samuel Elânio; do diretor-geral da Academia, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu; do delegado geral da Polícia Civil do Ceará (PC-CE), Sérgio Pereira; do coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), Ronaldo Roque; e do perito geral da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Júlio César Nogueira Torres.

Em sua fala, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, parabenizou os alunos e destacou a importância da Polícia Civil nas ações da segurança pública. “O mais importante para combater o crime organizado é a investigação e a inteligência, por isso a importância fundamental de termos uma Polícia Civil equipada, estruturada, com recursos e com profissionais altamente treinados e capacitados. Acompanhamos esse concurso desde o início. Acompanhamos o altíssimo grau de dificuldade e isso só mostra o alto nível de preparo de todos vocês que estão aqui. Então, parabéns por terem passado na primeira etapa do concurso, por estarem agora concluindo a academia. Nós não temos apenas funcionários públicos, nós temos policiais, e que vão trazer um grande ganho ao sistema de segurança pública”, pontuou Caron.

Segundo o titular da SSPDS, a previsão é que os novos policiais civis sejam nomeados até o final desse semestre para reforçar a polícia judiciária do Estado. “O nosso projeto, juntamente com o doutor Sérgio (delegado geral da PC-CE), é que a Polícia Civil do Ceará evolua vinte anos em dois, e para isso estamos aqui formando uma turma de 560 novos integrantes. A Polícia Civil do Ceará hoje leva na cintura a mesma arma usada pelo exército americano. Usa as armas longas, inclusive vai receber mais armas longas, as mesmas usadas pela Polícia Federal e pelas polícias dos principais países. Ou seja, proporcionamos para a Polícia Civil não só o que há de melhor no Brasil, mas o que há de melhor no mundo e sabemos que, com grande nível de comprometimento, dedicação e competência de todos vocês, vocês já estão dando e darão cada vez mais resultados”, destacou Sandro Caron.

Segurança Pública Baseada em Evidências

Na ocasião, o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, realizou a palestra “Segurança Pública Baseada em Evidências”, onde destacou o trabalho que vem realizando à frente do órgão, onde o foco principal é a ciência de dados, inovação e tecnologia aplicados à segurança pública. “A Secretaria realiza um importante trabalho de integração com as forças de segurança e a Supesp vem complementar essa ação com tecnologias e sistemas que contribuem para o aperfeiçoamento do trabalho do policial nas ruas, dos gestores na elaboração de estratégias. Hoje, com as manchas criminais, com as pesquisas, análises criminais, vocês que estarão na linha de frente, terão todos os instrumentos para continuarmos esse trabalho de excelência realizado pelo Governo do Ceará”, enfatizou Helano Matos.