Supesp realiza visita técnica na Abips/SSPDS para intercâmbio de dados e estatísticas

3 de junho de 2022 - 15:31 # # # # #

Visando ampliar e aperfeiçoar a prestação de serviço da Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) junto aos agentes de segurança pública no Estado do Ceará, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) realizou visita técnica à nova sede da assessoria com o objetivo de coletar e alimentar dados para o setor, que atua na assistência a saúde do profissional de segurança pública.

Na ocasião, o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, o gerente da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres, e a estatística Alice Pontes apresentaram indicadores sobre Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e ocorrências envolvendo agentes de segurança na condição de vítima e/ou como indiciado do crime. A amostra é referente ao período de 2019 a 2021.

A visita técnica aconteceu na manhã desta sexta-feira (3/06), na sede do Centro Integrado de Segurança (Cisp), onde a Abips já está instalada. Também participaram, a gestora da Abips, Bruna Gadelha, e a assistente administrativa, Joyce Silva. O principal objetivo da troca de informações entre a estatística da Supesp e a assessoria da SSPDS é o planejamento e a execução de pesquisas que auxiliem na elaboração de projetos e programas de prevenção e promoção de saúde dos profissionais da segurança pública.

De acordo com dados da Abips, somente em 2021 foram realizados 5.550 atendimentos aos agentes de segurança, desde vacinação contra a Covid-19 a serviços especializados na área da psicologia, psiquiatria e serviço social. “Nossa atuação aqui é muita ampla, vai ao acolhimento, consultas até orientação sobre direitos do policial ou parente sobre previdência ou assuntos dos mais diversos, onde fazemos o devido encaminhamento”, explicou a psicóloga Bruna Gadelha.

Estatística

A Abips foi criada em 2017 para atender estrategicamente os agentes da segurança pública na área da prevenção e promoção da saúde mental dos profissionais de segurança pública do estado do Ceará e atua com uma equipe multidisciplinar de profissionais como psicólogos, psiquiatras, assistente social, policiais e administradores. Além da estrutura, agora ampliada com mais salas e mais capacidade de receber os usuários do sistema, a Abips ainda presta um serviço de assistência social na aquisição de equipamentos, próteses, muletas e cadeiras de rodas para esses profissionais, em regime de empréstimo.

A assessoria também promove oficinas, palestras, encontros, e como finalidade o diálogo sobre situações de saúde mental no trabalho, fazendo com que as pessoas questionem situações comuns que acontecem no dia a dia com colegas, familiares e amigos. Foram abordadas situações sensíveis do cotidiano, no qual a psicóloga abriu uma discussão para os participantes, sobre a forma correta de agir nos momentos em que a pessoa se encontra precisando de ajuda.

De acordo com o superintendente da Supesp, Helano Matos, é imprescindível que a Abips realize um diagnóstico do que precisa em termos de estatísticas, dados, indicadores, mapas, para que o órgão monte uma estratégia para atender a toda a demanda de maneira eficaz. “Sempre que iniciamos uma aproximação para fornecimento de dados estratégicos para uma vinculada ou entidade traçamos um planejamento detalhado para termos a maior capacidade de eficiência com essas informações. O trabalho da Abips é muito sensível, estratégico e importante para os agentes, e esse foi apenas o primeiro encontro para definir o foco de como iremos atuar”, explicou Helano Matos.

O gerente da Geesp, Franklin Torres, ainda referendou que é possível a geração de mapas, painéis dinâmicos, onde seja possível identificar com mais minúcias informações sobre policiais vítimas de violência, o nível de atendimento o qual já foi submetido ou não, em que tipo de ocorrência ou delito há mais incidência, entre outros indicadores.