Supesp 4 anos: vídeos mostram desafios e história da superintendência

31 de maio de 2022 - 11:12 # # # # #

Dando continuidade à exibição dos vídeos institucionais 4 anos, a Supesp apresenta hoje os vídeos da diretoria de Estratégia e Segurança Pública (Diesp) e das gerências de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) e Financeiro Administrativo (Gefin). A série de vídeos apresentam as diretorias e as gerências que compõem as atividades da instituição, bem como a sua história, missão, estrutura organizacional e valores.

Supesp

Inaugurada em 22 de maio de 2018, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) foi criada pela Lei 16.562, de 22 maio de 2018, com a missão de realizar pesquisas, estudos, projetos estratégicos e análise criminal para o fortalecimento da formulação das políticas de segurança pública no estado do Ceará.

A Supesp atualmente é composta por 35 colaboradores, grande maioria formada em áreas multidisciplinares, de estatística à geografia, educação, economia, perícia forense, administração, além de mestres e doutores em setores estratégicos. A superintendência é uma das seis vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE).

Ao longo dos seus quatro anos de existência, a Supesp tem se destacado e sido reconhecida pela excelência no desenvolvimento e monitoramento de sistemas e tecnologias aplicados à segurança pública no Ceará, como o Status, que produz as manchas criminais; o Sistema de Georreferenciamento Operacional (Sigo) – usado atualmente pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE); o Programa Proteger, o banco de dados para identificação de desaparecidos junto à Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), além de publicações e estudos que norteiam as políticas públicas da segurança, como as Cartilhas de Combates aos Crimes Cibernéticos, a Cartilha LGBTQIA+, o Atlas Cearense de Segurança Pública, o Planejamento Estratégico 2021-2025 e as políticas de gestão de risco e de segurança da informação.