Supesp participa da Semana gLOCAL com temática de “Monitoramento e Avaliação de Políticas em Segurança Pública”

27 de maio de 2022 - 11:06 # # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) participa da Semana de Avaliação gLocal, que neste ano tem como tema geral “A evolução do Monitoramento e Avaliação (M&A) no Século XXI”. O evento será realizado, em todo o mundo, de 30 de maio a 3 de junho.

Dentro da programação, uma mesa redonda, que convida gestores estaduais e municipais, terá como um dos facilitadores, o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, para discutir o tema ‘Monitoramento e Avaliação de Políticas de Segurança Pública’. A atividade ocorre na próxima quarta-feira (01/06), às 10 horas, e os interessados poderão acompanhar pelo link no YouTube. https://youtu.be/dEeaGL5Wbvc.

O painel tem como objetivo mostrar ferramentas usadas e desenvolvidas por gestores municipais e estaduais para o monitoramento e avaliação das políticas públicas na área de Segurança Pública. Além disso, traz uma explanação de como a Segurança Pública vem ampliando as bases de evidências e propõe pensar em novas fontes de dados.

Para Helano Matos, um evento desse nível auxilia no modo de pensar a avaliação e o monitoramento para a Segurança Pública no mundo todo. “No gLOCAL vamos fornecer informações sobre segurança pública baseada em evidências. Mostrar como as estatísticas, mapas, manchas criminais, tecnologias e inovações são utilizadas para fortalecimento da segurança pública. Temos várias maneiras de monitorar e avaliar. Nesse contexto, comentaremos sobre o caso do Proteger e as novas fontes de transparência de dados”, declarou Helano Matos.

Além do superintendente da Supesp, participam do painel ‘Monitoramento e Avaliação de Políticas de Segurança Pública’, a assessora especial da governadora do Ceará, Carla da Escóssia, que trabalha à frente do programa de prevenção social Ceará Pacífico; e o secretário municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza, Luís Eduardo Soares Holanda.

Sobre a Semana de Avaliação gLOCAL

A Semana de Avaliação gLOCAL, uma semana anual dedicada a eventos de compartilhamento de conhecimento e experiência sobre Monitoramento e Avaliação (“M&A”) em todo o mundo, foi lançada em 2019. Desde então, organizações de diversos países já sediaram cerca de mil eventos focados em M&A nos cinco continentes e diversos idiomas. Durante a gLOCAL, servidores públicos, profissionais de avaliação, acadêmicos, pesquisadores e estudantes, entre outros, se uniram a este movimento global para discutir questões de M&A, conectando-se uns com os outros para compartilhar conhecimentos e experiências neste campo. Durante as gLOCAL 2020 e 2021, apesar dos desafios impostos pelo Covid-19, instituições e profissionais de M&A de todo o mundo reuniram-se virtualmente e sediaram eventos sobre tópicos de M&A, como Comunicação e Uso de Avaliação, Métodos de Avaliação e Desenvolvimento de Capacidades de Avaliação, bem como sobre os temas especiais “Avaliação 2030” e “Construindo um amanhã melhor”, respectivamente.
Esse ano, com o tema “gLOCAL 2022: A Evolução do M&A no século XXI”, os organizadores de eventos podem considerar vários aspectos diferentes sobre como o campo está mudando para atender às realidades atuais e necessidades futuras.