Supesp participa de aniversário de 187 anos da Polícia Militar do Ceará

25 de maio de 2022 - 09:24 # # # # #

No dia que marcou a criação da Polícia Militar do Ceará, nesse 24 de maio, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública participou de uma programação especial realizada no Quartel do Comando Geral com Exposição de Fotos Históricas e com a solenidade de outorga das medalhas José Martiniano de Alencar, de Grande Mérito, Mérito do Policial Militar e honrarias da Polícia Militar do Ceará.

A entrega da Medalha Mérito Policial Militar, a mais elevada condecoração da PMCE, instituída para distinguir pessoas ou entidades civis, militares e policiais militares, que comprovadamente tenham prestado relevantes serviços à corporação em qualquer campo de atividade, foi entregue a 48 agraciados entre civis e militares, entre eles o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos.

Segundo o superintendente, a Polícia Militar do Ceará é uma das instituições de maior destaque que compõem as Forças de Segurança Pública no Estado e receber esta homenagem é uma honra histórica. “A Supesp se apromixa da PM desde o começo através de capacitações, treinamentos, encontros, debates, visando ampliar o uso da inovação e da tecnologia no dia a dia dos agentes, nas operações e no combate à criminalidade”, destacou Helano Matos.

A governadora Izolda Cela, recebida na solenidade pelo secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, e pelo coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira, parabenizou todos os presentes pelo aniversário da instituição histórica que tanto tem trabalhado em prol da segurança do cidadão cearense. “Tenho um sentimento de reconhecimento, de admiração e de gratidão pelas valorosas e pelos valorosos profissionais desta corporação, que dedicam a melhor de suas competências e de suas energias para cumprir essa nobre missão de defesa do povo cearense, a quem eu quero reiterar sempre os meus agradecimentos. Que vocês mereçam, cada vez mais da população, o crédito e o reconhecimento por seus importantes serviços. Que tenhamos cada dia mais no nosso coração a esperança por dias melhores para o nosso Ceará, com a certeza que contaremos sempre com vocês. Registramos também a contribuição daqueles que já passaram e ajudaram a construir essa instituição. Parabéns a todos que fazem a Polícia Militar do Ceará”.

Superintendente Helano Matos (esquerda) acompanhado do capitão e diretor da Diesp/Supesp Anderson Duarte

Em sua fala, o secretário Sandro Caron destacou o belo trabalho desempenhado por homens e mulheres que fazem a PMCE. “São 187 anos, quase dois séculos. E numa data importante, como essa, temos que olhar para o passado, para o presente e também para o futuro. E principalmente reconhecer e agradecer a todos que fizeram e que fazem a Polícia Militar do Ceará, em prol da segurança e da defesa de toda a população cearense. Destaco também que o Governo do Estado e a Polícia Militar do Ceará têm investido muito naquilo que há de mais importante na instituição, que é a valorização dos homens e das mulheres que compõem a PMCE, por meio de investimentos como as leis de promoções, a valorização e a capacitação profissional”.

História da PMCE

Em maio de 1835, o presidente da Província do Ceará, padre, senador vitalício e orador sacro, José Martiniano de Alencar, preocupado com a segurança e o bem-estar dos habitantes da Província do Ceará, assinou a Resolução Provincial nº 13, criando a Força Pública do Ceará, embrião da Polícia Militar do Ceará. A partir do dia 04 de janeiro de 1947 passou então à denominação que tem até os dias atuais a partir da entrada em vigor da constituição de 1946. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) tem por missão constitucional o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública. Seu primeiro comandante foi o tenente do Exército Brasileiro, Tomaz Lourenço da Silva Castro, que comandou a instituição do dia 24 de maio de 1835 a 19 de janeiro de 1839.