Superintendente da Supesp fala sobre segurança cibernética na Academia Cearense de Matemática

6 de maio de 2022 - 15:15 # # # #

O superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Dr. Helano Matos, falará sobre Segurança Cibernética, neste sábado (07/05), às 10h, em um evento organizado pela Academia Cearense de Matemática. A palestra terá como ouvintes mais de 50 pessoas, entre matemáticos, acadêmicos e cientistas. O objetivo é alertar sobre ataques cibernéticos, invasões de sistemas computacionais ou divulgação indevida de dados, informações, imagens e vídeos.

Segundo Helano Matos, com o passar do tempo é possível constatar que o problema na segurança cibernética é reflexo de uma administração pessoal ou profissional despreparada e da falta de conhecimento sobre a segurança da informação nos meios digitais. “É importante que as pessoas e profissionais em todos os níveis hierárquicos, que navegam no espaço cibernético e usam os recursos disponíveis na internet, estejam informadas dos riscos originados de fontes internas ou externas, aos quais estão expostos para que possam tomar as medidas protetivas necessárias”, afirmou o superintendente da Supesp.

Ampliando conhecimento

No último mês de abril, Helano Matos lançou um livro sobre a temática que envolve Segurança Cibernética. A obra intitulada de “Fundamentos de Segurança Cibernética: Como Se Proteger de Golpes na Internet” traz tópicos ilustrados com exemplos extraídos da prática moderna envolvendo novas tecnologias, técnicas e ferramentas automatizadas.

O conteúdo aborda fundamentos de tecnologia da informação, tipos de incidentes de segurança, tratamento e proteção de dados pessoais, segurança nos documentos digitais, segurança no comércio eletrônico, segurança nas comunicações, segurança no correio eletrônico, segurança nas redes sociais, segurança nos dispositivos móveis, segurança na nuvem, entre outros assuntos relacionados à temática.