Supesp tem artigo publicado em capítulo de livro do Governo do Ceará

4 de maio de 2022 - 15:30 # # # #

O Sistema de Georreferenciamento Operacional do Ceará (Sigo), desenvolvido pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), por meio da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), conquistou mais um importante espaço de reconhecimento. Dessa vez, o artigo com o título “Sistema de Georreferenciamento Operacional do Ceará – da ideia à realidade” compõe o livro Serviço Público no Estado do Ceará: Práticas e Reflexões.

O livro tem como objetivo incentivar práticas e atuações inovadoras e eficientes, bem como valorizar as reflexões acerca do serviço público desenvolvido no espaço cearense. O artigo está publicado no capítulo 10, página 137 e está disponível no site da Supesp em https://www.supesp.ce.gov.br/artigos/. O artigo foi desenvolvido pelo tenente-coronel Ricardo Catanho ( foto abaixo), assessor da Diesp, e um dos idealizadores do sistema junto ao geógrafo Flávio Moreira, também da Diesp.

Para o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, essa valorização do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo órgão é muito importante para a equipe e para o próprio sistema, que tem a missão de oferecer uma tecnologia para aplicação na segurança pública no Ceará. “Já tivemos a visita de representantes de segurança pública de outros estados, no intuito observarem o modelo do que é feito aqui e como replicar em seus batalhões, além da premiação internacional pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Estamos muito felizes por mais essa conquista”, destacou Helano Matos.

A publicação do Governo é composta por vários artigos, distribuídos em três volumes, e trata-se de uma iniciativa do Comitê Executivo da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará. Em 2021, o artigo sobre o Sigo já havia sido selecionado para compor a obra. Também ano passado, o sistema havia conquistado mais uma premiação relevante, a Medalha do Mérito Funcional do Governo do Estado do Ceará e organizado pela Comissão Coordenadora da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGPCE). A premiação é concedida pelo Governo do Estado do Ceará aos servidores/empregados públicos estaduais que se destacam no exercício de suas funções específicas, por meio do desenvolvimento de uma ação inovadora, visando a melhoria constante da qualidade dos serviços prestados ao cidadão.

Geógrafo Flávio Moreira

“É gratificante e incentivador, ter um trabalho selecionado e reconhecido tecnicamente, no âmbito do Governo do estado do Ceará, ainda mais na condição de representar a segurança pública através da Supesp, do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e da própria SSPDS-CE, numa contribuição de obra científica que compartilha práticas e reflexões do serviço público cearense, a qual, cada vez mais, dá bons frutos e bons resultados”, mencionou o coronel Ricardo Catanho.

Sigo

O Sigo é um sistema de georreferenciamento, desenvolvido em 2019, de uso intuitivo e que permite operadores da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) elaborarem rotas que sejam utilizadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros com base no mapeamento dos hidrantes disponíveis na região de uma determinada ocorrência. O sistema informa também, aos bombeiros, por camadas de dados georreferenciados, a melhor localização de hidrantes para abastecimento das viaturas.