PReVio: Prefeitos de dez municípios assinam termo de cooperação na Vice-Governadoria

3 de maio de 2022 - 09:03 # # #

Os prefeitos dos dez municípios que serão atendidos pelo Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio) assinam termo de cooperação, nesta terça-feira (3), às 8h30min, na sede da Vice-Governadoria do Ceará. Estarão presentes os prefeitos de Fortaleza, Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Iguatu, Itapipoca, Maranguape, Quixadá, Crato e Sobral.

Na oportunidade, serão apresentadas as metodologias para cada cidade, o modelo de governança do Pacto por um Ceará Pacífico, além de uma maior explanação dos projetos prioritários ligados ao programa como o Virando o Jogo, o Cidade Viva, o Jovens Mães (Projema) e o Empodera.

A reunião também contará com as participações do titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Sandro Caron; da secretária da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Onélia Santana; do superintendente do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Seas), Roberto Bassan; além de secretários municipais.

PReVio

Com investimento de R$ 350 milhões, a iniciativa, uma expansão do Pacto por um Ceará Pacífico, deve impactar mais de 100 mil jovens, mulheres, famílias e grupos LGBTQIA+ das dez cidades cearenses mais populosas. O Programa promove atividades territorializadas numa perspectiva de qualificação das estruturas e das instâncias municipais de governo. A iniciativa combina ações de inteligência policial e segurança pública qualificada com iniciativas de prevenção de comportamentos violentos, de fortalecimento de vínculos familiares, sociais e comunitários. Nesse sentido, o PReVio tem o propósito de ampliar os atos inaugurados com o Pacto por um Ceará Pacífico, visando o atendimento de demandas intersetoriais relativas às vulnerabilidade sociais que mais se relacionam com o incremento da violência.

O projeto é coordenado pela Vice-Governadoria do Ceará, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania,Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a Secretaria de Educação (Seduc) e a Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas). Com a iniciativa, pretende-se integrar as políticas públicas de prevenção à violência.

Supesp colabora com o PreVio

O PreVio conta com três eixos de enfrentamento e combate à violência: políticas de prevenção à violência, segurança pública qualificada e prevenção de reincidência infracional e proteção à pessoa. Em todos esses componentes, a Supesp tem participação, por meio da disponibilização de indicadores criminais, estudos socioeconômicos e territoriais, mapas socioeconômicos, além de compilar dados estatísticos que permitem traçar estratégias de policiamento por problema, em locais com índices mais elevados, além da prevenção, por meio de segurança pública baseada em evidência.

Serviço:

Assinatura de Termo de Cooperação do PReVio entre municípios e Governo do Ceará