Livro “Fundamentos de Segurança Cibernética: Como Se Proteger de Golpes na Internet” é lançado pelo superintendente da SUPESP nesta sexta-feira (8)

6 de abril de 2022 - 10:29 # # # #

Com a maior utilização da tecnologia pela sociedade, os crimes cibernéticos, aqueles que configuram a Lei. 2.848 do Código Penal Brasileiro, estão cada vez mais em pauta. Os alvos dos criminosos são pessoas e empresas, que sofrem de invasões nos sistemas computacionais ou divulgação indevida de dados, informações, imagens e vídeos. Pensando nisso, o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Dr. Helano Matos, lançará um livro, nesta sexta-feira (8), sobre segurança cibernética.

Intitulado de “Fundamentos de Segurança Cibernética: Como Se Proteger de Golpes na Internet”, a publicação será lançada às 19 horas, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, em Fortaleza. “É importante que as pessoas e profissionais em todos os níveis hierárquicos que navegam no espaço cibernético e usam os recursos disponíveis na internet estejam informadas dos riscos originados de fontes internas ou externas aos quais estão expostos para que possam tomar as medidas protetivas necessárias”, afirmou o superintendente.

Ajuda científica

O livro traz tópicos ilustrados com exemplos extraídos da prática moderna envolvendo novas tecnologias, técnicas e ferramentas automatizadas.
O conteúdo aborda fundamentos de tecnologia da informação, tipos de incidentes de segurança, tratamento e proteção de dados pessoais, segurança nos documentos digitais, segurança no comércio eletrônico, segurança nas comunicações, segurança no correio eletrônico, segurança nas redes sociais, segurança nos dispositivos móveis, segurança na nuvem, entre outros assuntos relacionados à temática.
“Crimes cibernéticos têm ficado cada vez mais comuns e com poder lógico-bélico cada vez maior, portanto, entender é importante para prevenir”, finalizou o autor do livro.

Serviço:
Data: Sexta-feira (08 de abril)
Hora: 19 horas
Local: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Auditório (localizado no Espaço Mix do piso superior).
Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema, Fortaleza – CE.