Artigo da Supesp sobre Agilis é selecionado para a página da Interpol

22 de março de 2022 - 13:26 # # #

Sob o tema do sistema Agilis, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) terá um artigo publicado na página oficial da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal – https://www.interpol.int/), onde discorrerá sobre o funcionamento de uma das principais ferramentas do Ceará para uso no combate à criminalidade. O artigo, de autoria do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, do superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, e do jornalista Luís Costa, será publicado nas versões português e inglês e já está disponível no site da Supesp, www.supesp.ce.gov.br/artigos. Confira abaixo boletim da Interpol mencionando o sistema Agilis.

IC Snapshots Vol 2 – Issue 2 (MAR 2022)

Para o secretário Sandro Caron, a Supesp se notabiliza por prestar um serviço de excelência dentro do seu domínio, que é o estudo, a pesquisa e o desenvolvimento de sistemas para uso pelos agentes de segurança em todo o Ceará. “Essa é a segunda projeção internacional da Supesp e, por consequência, de uma política pública mais direcionada por dados e indicadores pensada pelo Governo do Ceará na área da segurança”, enfatizou o secretário.

O Agilis consiste em um sistema capaz de integrar inúmeros bancos de dados. A integração de informações para os homens e as mulheres que fazem a segurança pública é um grande diferencial da nova ferramenta. Fazendo jus ao seu nome, o Agilis serve como um forte e ágil aliado na identificação de veículos automotores que tenham sido utilizados em práticas criminosas, ou roubados, ou furtados, ou que tenham ligação com alguma pessoa em conflito com a lei. Outro ponto que merece destaque é a forma didática com que a ferramenta se apresenta, com mapas interativos, imagens, ícones e diversas informações à disposição dos usuários.

Atualmente, são feitas 210 milhões de leituras de placas de veículos por mês pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), através do sistema, sendo uma média de sete milhões por dia, agregando agora imagens de câmeras do município de Sobral e da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Segundo o superintendente da Supesp, Helano Matos, esse é mais um passo significativo no trabalho de intercâmbio e de aproximação com instituições de inteligência e tecnologia voltadas à segurança pública, como é o caso da Interpol. “Graças ao investimento do Governo do Ceará e o respaldo da SSPDS, já somos referência internacional e nacional no quesito tecnologia e inovação aplicada à segurança pública, com redução permanente nos índices de criminalidade”, acentuou Helano.