Supesp é selecionada em edital do BID com sistema de inovação no combate à criminalidade

21 de março de 2022 - 10:55

Na próxima quinta-feira (24), a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) recebe visita de consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os técnicos do BID irão conhecer a experiência exitosa do órgão responsável por alimentar de estratégias e idealizar novos sistemas de combate à criminalidade para as Forças de Segurança do Ceará e que, com isso, tem obtido, mês a mês, resultados positivos como a redução nos índices de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs).

Como consequência da programação de intercâmbio com instituições de tecnologia aplicadas à segurança, a Supesp foi selecionada pelo Edital “Policiamento em Pontos Quentes”, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança (Status). A delegação do BID será composta pelo diretor de Desenvolvimento Profissional Contínuo do BID, Spence Chainey, e os consultores do banco, Joana Monteiro e Alberto Kopttike.

A iniciativa faz parte do trabalho da equipe de Segurança Cidadã do BID, que neste  edital convida interessados em implementar o programa, com suporte técnico do banco, permitindo avaliar o impacto do policiamento em pontos quentes no Brasil. Segundo o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos (foto acima), ser selecionado entre tantas experiências de vários países é uma grande amostra do resultado do trabalho desenvolvido pela Superintendência, que conta com todo o apoio e suporte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), a qual é vinculada.

“Os pontos quentes, como os consultores do BID chamam, são as nossas manchas criminais, que temos utilizado como suporte aos tomadores de decisão, forças de segurança e setores de inteligência da SSPDS como estratégia de atuação focada e baseada nas evidências. A tecnologia Status gerenciada pela Supesp usa inteligência artificial para gerar automaticamente as manchas para os vários crimes, fornecendo aos gestores informações mais detalhadas, tais como: o microterritório, o dia da semana e o horário de maior incidência de determinado tipo de crime. Desta forma, os tomadores de decisão da SSPDS podem desenvolver ações mais efetivas para a prevenção da violência e o combate à criminalidade”, destacou Helano Matos.

Primeiro, vamos falar de evidências…

Para entender a importância deste edital, cabe falar de Segurança Pública Baseada em Evidências, um paradigma iniciado na década dos 1990 nos Estados Unidos e de uso ainda incipiente na América Latina e Caribe. Esse modelo tem como princípio orientador o uso do método científico para analisar problemas e possíveis soluções em segurança pública. (fonte: blog BID)

Na área policial, por exemplo, esta abordagem estimula que as próprias polícias liderem um trabalho conjunto com acadêmicos e outros parceiros para criar, revisar e usar as melhores evidências disponíveis para informar e estimular políticas, práticas e decisões policiais, segundo a definição do Colégio de Polícia do Reino Unido. Policiais e acadêmicos têm se juntado para criar Sociedades de Policiamento Baseado em Evidências em vários países, como o Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

…Protagonismo cearense

No Ceará, o governo estadual já vem estimulando essa modernização e a capacitação das polícias no que o conceito mais atual chama de polícia do futuro, de aproximação e de inteligência. “Quando falaram da segurança pública baseada em evidências, eu me adiantei e disse que já estamos um passo a frente dessa realidade com iniciativas como o Cientista-chefe e o Proteger e sistemas como o Status e o Sigo. O Proteger, por exemplo, será alvo da visita dos representantes do BID, que conhecerão o nosso modelo de polícia comunitária”, pontuou Helano.

A agenda dos técnicos do BID inclui, ainda, reunião com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, visita às instalações da Supesp, ao gabinete da vice-governadoria e algumas bases do programa Proteger.

Programação da Visita dos Consultores do BID ao Ceará:

Referência: Trabalhos Iniciais do Edital de Policiamento em Pontos Quentes

Dia 24/03/2022

9:00 às 9:30 – Abertura do encontro na Sala de Situação (SSPDS-CE)
9:30 às 10:30 – Apresentação da SUPESP
10:30 às 11:00 – Apresentação do Programa Proteger
11:00 às 11:30 – Visita técnica as instalações da SSPDS e SUPESP
11:30 às 12:00 – Visita ao gabinete do Secretário da Segurança Pública
12:00 às 14:00 – Almoço

Dia 24/03/2022 – Tarde – De 14:00hs às 17:00hs
14:00 às 16:00 – Visita a Vice Governadoria

Dia 25/03/2022 – Manhã – De 9:00hs às 12:00hs
900 às 12:00 Traslado e visita as bases do Programa PROTEGER e Áreas Integradas de Segurança (AIS)
12:00 às 14:00 Almoço

Dia 25/03/2022 – Tarde – De 14:00hs às 17:00hs
14:00 às 16:00 – Proposta de Ações pelos consultores do BID (sala do superintendente)
16:00 às 17:00 – Cronograma e agenda para os próximos encontros