Supesp continua Ciclo de Capacitações com comandantes da PMCE da Região Metropolitana de Fortaleza

17 de março de 2022 - 14:22 # # # #

O Ciclo de Capacitações com Forças de Segurança 2022, promovido pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), teve continuidade na manhã desta quinta-feira (17/03).

A atividade ocorreu na sede da SSPDS e teve presença de comandantes de batalhões da Polícia Militar do Ceará, responsáveis pela Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O Ciclo de Capacitações é conduzido pela Gerência de Geoprocessamento e Estatística da Supesp (Geesp/Supesp) e orienta as Forças de Seguranças a usarem da melhor forma possível as ferramentas tecnológicas que auxiliam nas tomadas de decisões em ações policiais.

Segundo o tenente-coronel Paulo André Saraiva, comandante do 15º batalhão da PM (Eusébio, Aquiraz, Pindoretama e Cascavel), não é possível fazer uma boa segurança pública se não houver evidência científica.

“É muito Importante objetivar o direcionamento de todo material que a gente tem, tanto humano como de viaturas e aparatos de equipamentos. Temos que ser sempre eficiente, ou seja, utilizar meios necessários pra alcançar os melhores resultados. Isso só é possível tendo informações. É o que tá acontecendo aqui. A Supesp filtra dados e isso faz diferença nas ações”, afirmou o oficial.

O Sistema Tecnológico para Acompanhamento Territorial de Unidades de Segurança (Status), que faz parte do acervo de ferramentas tecnológicas utilizadas, tem servido bastante como base de dados para as ações da PM. O Status foi o foco do treinamento desta quinta-feira.

“Como a PM utiliza o Status diretamente, torna-se extremamente importante pro trabalho diário dos comandantes. O encontro de hoje impacta positivamente nas operações contra criminalidade, pois a plataforma apresenta as manchas criminais de forma clara pra eles darem maior atenção a um determinado local”, explicou Lorena Cândido, assessora da Geesp/Supesp.

Ciclo de Capacitações a todo a vapor

A Supesp iniciou em 2022 uma série de capacitações para a utilização otimizada das ferramentas tecnológicas, desenvolvidas com objetivo de fornecer dados científicos, que auxiliam no combate à criminalidade. Desde janeiro, os profissionais das Forças de Segurança tem recebido orientações e fornecido sugestões para as melhorias dos sistemas.

Já participaram do Ciclo de Capacitações, a Polícia Civil, a Perícia Forense do Ceará, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e policiais da Polícia Militar.