PMCE realiza “Operação Prevenção Focada” na AIS 2 e realiza prisão em flagrante

10 de março de 2022 - 18:52 # # #

Com a prisão de um homem em flagrante depois do roubo de um aparelho celular com uso de simulacro, teve continuidade na tarde desta quinta-feira (10), no bairro Granja Portugal, a “Operação Prevenção Focada”, que contempla ainda os bairros Granja Lisboa e Bom Jardim, em Fortaleza, na Área Integrada de Segurança 2 (AIS 2). A operação, desencadeada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), atende às diretrizes da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) de intensificação das abordagens e das ações de presença em territórios com maiores indicadores criminais, apontados a partir de levantamentos da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

Segundo o secretário Sandro Caron (ao centro, foto abaixo), as prisões qualificadas e a prevenção permanente à criminalidade, visando a redução constante dos índices são os pontos estruturantes dessa operação. “Toda essa mobilização já mostra um resultado imediato, como podem observar com essa prisão. Essa operação, que teve início no último dia 2 de março, na AIS 03, em Messejana, é toda estruturada a partir de dados das manchas criminais elaboradas pela Supesp. O Ceará é atualmente um dos estados com maior redução de crimes e a Operação Prevenção Focada não tem período pra acabar, com policiamento ostensivo geral e todo aparato da segurança pública. Onde observarmos alta nos índices de crimes graves, a Operação Focada estará presente”, destacou o secretário.

A prisão do suspeito de roubo foi realizada por uma equipe do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Ostensivas e Intensivas (CPRaio). A equipe foi acionada por populares que denunciaram um suspeito que havia realizado um roubo na avenida Vital Brasil. Após informado o sentido da fuga, os policiais abordaram o homem na rua Taubaté, onde estava da posse de um simulacro de pistola e um aparelho celular, sendo logo em seguida dada voz de prisão e o mesmo encaminhado ao 12º Distrito Policial, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) no Conjunto Ceará.

Logo após participar do início da operação, o secretário se encaminhou com oficiais da Polícia Militar do Ceará (PMCE) à futura sede da 2ª Companhia do 17º Batalhão da Polícia Militar, onde funcionará um quartel com capacidade para 170 policiais militares, atendendo os bairros da Granja Lisboa, Siqueira e Bom Jardim. O local foi estrategicamente idealizado para atender a regiões de maior vulnerabilidade social.

Prevenção

Como um dos estados que aparece na lista dos que mais reduziram os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), no Brasil, em 2021, a SSPDS e seus órgãos vinculados têm investido principalmente na prevenção. “Na AIS 3, onde fica o bairro de Messejana, já tivemos ótimos resultados na redução dos índices de criminalidade. A operação, comandada pela Polícia Militar, utilizando várias frações de tropas das nossas unidades especializadas, junto com o POG (Policiamento Ostensivo Geral), tem o objetivo de aumentar a presença da Polícia na área, elevar a sensação de segurança ao cidadão, mas principalmente, fazer a prevenção qualificada dos crimes que poderiam ocorrer”, explicou o comandante geral da PMCE, Cel Márcio Oliveira.

A Operação Prevenção Focada acontece com o apoio da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS-CE, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Pela PMCE atuam, além do POG, o Comando de Policiamento de Choque (CPChoque), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE), CPRaio, e Regimento de Polícia Montada (RPMont).