Superintendente fala de resultados e missão da Supesp em PodSeg da SSPDS

9 de março de 2022 - 15:16

No próximo dia 22 de maio de 2022, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) completa quatro anos de existência. Responsável pela elaboração de pesquisas, dados, tecnologias, estatísticas e sistemas que permitem a tomada de decisões dos gestores das forças armadas e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE). Os resultados do trabalho são cada vez mais evidentes como a premiação de nível internacional, pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), do sistema desenvolvido pela Supesp – o Sistema de Georreferenciamento Operacional do Ceará (Sigo), além do Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança (Status), que apresenta dados detalhados da dinâmica criminal em todo o estado do Ceará.

Além disso, o Ceará figura como um dos principais estados que reduziram os índices de criminalidade. De 3000 homicídios a menos no Brasil, quase 1000 foram resultado da redução do Ceará, onde a queda foi de 18,3%. Na entrevista comandada pelos jornalistas Aline Freires e Edmundo Clarindo, da Assessoria de Comunicação da SSPDS, o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, fala do início da sua carreira na Polícia Federal até ocupar, de forma inédita, o cargo de diretor da Interpol, na sua sede em Lyon, na França, o primeiro brasileiro a conseguir esse feito.

Nesta oportunidade, você poderá conhecer um poucos mais das atividades e projetos realizados pela superintendência, que vem contribuindo para a permanente redução da criminalidade no Ceará e o uso cada vez maior da inovação e tecnologia aplicada à segurança pública.

O Podseg é uma produção da Ascom/SSPDS.