Supesp continua com Ciclo de Encontros e Capacitações com Pefoce e Bombeiros

8 de março de 2022 - 16:24 # # # # #

Após a primeira fase do Ciclo de Encontros e Capacitações com as forças de segurança do Estado, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) realiza, na próxima quinta-feira (10), a segunda fase do Ciclo de Capacitações para o acesso ao Sistema Tecnológico para Acompanhamento de Unidades de Segurança (Status) e ao Painel Dinâmico, que permite o acesso às análises de dados, de ocorrências, manchas criminais, entre outras informações para a elaboração de estratégias pelas Polícias e respectivos comandos.

Na quinta, às 10 horas, na sala de comando da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), técnicos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) participam do treinamento sob a supervisão da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp). Segundo o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, esse intercâmbio vai aperfeiçoar as estratégias e as tomadas de decisões pelos gestores, impactando diretamente nos indicadores e nos resultados das operações policiais. “O Ceará influenciou diretamente na redução de crimes em todo o Brasil, em 2021, segundo dados do último Monitor da Violência, o que aumenta nosso desafio de manter essa curva de queda”, salientou Helano.

“O objetivo é tornar mais acessíveis e dinâmicos os estudos e análises sobre casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) e entender com mais agilidade e método o comportamento dos crimes”, disse o gerente da Geesp, Franklin Torres, completando que o cronograma visa elaborar e aperfeiçoar as estratégias de prevenção e combate à criminalidade.

Capacitação

No dia 17 de março, às 9 horas, também na sala de comando da Ciops, é a vez de oficiais da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) passarem pela capacitação. Na última semana, a Geesp realizou treinamento para agentes de segurança do setor de estatística da Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3), que contempla bairros como o Ancuri, Barroso, Coaçu, Conjunto Palmeiras, Curió, Guajeru e Jangurussu. O treinamento foi realizado pelos especialistas em estatísticas e técnicos da Geesp, Leontino Queiroz e Everton Souza. Também já passaram pelo Ciclo de Encontros e Treinamentos grupos da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e do próprio Corpo de Bombeiros.