Superintendente da Supesp visita Centro de Comando em Bogotá

2 de março de 2022 - 11:47 # # # # #

Dando continuidade à programação da Semana da Segurança, Cidadania e Justiça, realizada na cidade de Bogotá (Colômbia), o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp-CE), Dr. Helano Matos (direita), visitou o Centro de Comando e Controle da cidade de Bogotá. A visita aconteceu na tarde dessa terça-feira (1º), acompanhado do secretário de Segurança, Convivência e Justiça de Bogotá, Aníbal Fernández de Soto (esquerda, foto abaixo)

O encontro integra a programação da Semana de Segurança, que acontece na cidade de Bogotá, de 28 de fevereiro a 3 de março, e tem como tema central “Transformações Policiais na América Latina e Caribe: construindo as polícias do futuro”.

Na visita ao Centro de Comando, o superintendente Helano Matos destacou a importância do encontro, que integra os gestores da área de segurança pública, cidadania e justiça em prol da formação de uma polícia cada vez mais especializada, técnica e digital. “A visita ao Centro de Comando vai nos trazer grandes conhecimentos em relação ao videomonitoramento. O Ceará está bem avançado nesse ponto e podemos contribuir muito com sistemas e tecnologias que eles não têm. O secretário nos apresentou várias transformações na cidade, que começaram há mais de 10 anos, como o trabalho da segurança cidadã, onde a prefeitura apoia integralmente as atividades policiais, mediando pequenos conflitos e atuando na prevenção da violência, sem contar as leis mais rígidas para reincidentes com total apoio do Ministério Público e Justiça. Essa modernização da segurança pública com a participação da sociedade é muito decisiva para alcançar um novo patamar de pacificação social”, declarou.

Experiências como essas, completou Helano, são decisivas para os gestores e tomadores de decisão na área da segurança pública. “Bogotá tem uma forte referência no modelo criado para a prevenção e combate à violência e hoje estamos discutindo um novo passo nesse desafio, que é de pensar a polícia do futuro, disruptiva e conectada com a informação, a estratégia e a tecnologia. E nesse quesito, a Supesp vem se empenhando em estar sempre alinhada e entregando soluções viáveis aos gestores”, finalizou o superintendente.

A Semana contou, também, com a participação do secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron (direita), da secretária-executiva da Vice-Governadoria do Ceará, Carla da Escóssia (ao centro, foto acima), de ministros, de autoridades da área da segurança de vários países, entre eles o presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez.

Visita de Comitiva de autoridades da segurança ao Centro de Comando, em Bogotá (COL)

Nesta quarta-feira (2), um dos temas que será discutido é: “Propostas para a Transformação Policial a partir da Sociedade Civil”, com a participação do vice-presidente executivo da Fundação Institucional e Justiça da República Dominicana, Servio Tulio Castaños, do diretor-executivo do Instituto para Seguridade e Democracia do México, Miguel Garza Flórez, entre outros conferencistas internacionais.

Semana de Segurança

O objetivo da Semana da Segurança e Cidadania é oferecer aos gestores e responsáveis por políticas públicas em segurança, diretores de polícias, especialistas, acadêmicos e sociedade civil em geral interessada em temas de transformação e modernização de estrutura policial, prevenção e controle da violência e delitos, uma plataforma de diálogo e intercâmbio de experiências e boas práticas.