SSPDS e Supesp participam da Semana de Segurança, Cidadania e Justiça na Colômbia

1 de março de 2022 - 12:24 # # # # # # #

Com o tema “Transformações Policiais na América Latina e Caribe: construindo as polícias do futuro”, teve início a Semana de Segurança, Cidadania e Justiça, na cidade de Bogotá (Colômbia) com a presença de várias autoridades da área da segurança, tecnologia e justiça de países da América Latina. Entre os presentes no evento, que segue até o dia 3 de março, estão o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Sandro Caron, o superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp-CE), Dr. Helano Matos, o presidente da República da Colômbia, Iván Duque Márquez, além de ministros e representantes de várias organizações, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A Semana de Segurança, Cidadania e Justiça acontece na Escola General Santander, sede da Polícia Nacional da Colômbia.

Na palestra de abertura, nesta segunda-feira (28), aconteceu a apresentação do painel “Transformação policial: uma experiência inovadora na Colômbia”, com o presidente Iván Márquez, que buscou debater os desafios estruturais enfrentados pelas polícias, agravados pela crise sanitária da Covid-19, em nível internacional, buscando o diálogo para se encontrar o perfil e quais os princípios éticos do policial do futuro.

Buscar esse intercâmbio com iniciativas de sucesso em outros países e estados brasileiros e trazer inovações para o Ceará é um dos objetivos constantes da SSPDS-CE, segundo o titular da pasta, Sandro Caron. “Além de mantermos a postura de colaboração e troca de experiências, a nossa participação durante a Semana de Segurança, Cidadania e Justiça, na cidade de Bogotá (Colômbia), também mostra que temos várias iniciativas de sucesso. Posso citar a criação e a atuação do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada (BPEsp) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), que realiza um trabalho de referência no que diz respeito ao policiamento de aproximação com a comunidade. Vamos continuar avançando e sempre buscando trazer tranquilidade para a população cearense”, destacou Sandro Caron.

Semana de Segurança e Cidadania em Bogotá/COL com a presença do secretário da SSPDS-CE, Sandro Caron, Rodrigo Serrano (BID) (centro) e superintendente da Supesp, Helano Matos (direita)

Para o superintendente da Supesp, Helano Matos, o encontro é muito relevante para o Ceará e o Brasil, porque debate as experiências da segurança pública, os problemas e os desafios da convivência do policiamento comunitário com a população, que afetam o desenvolvimento socioeconômico e o trabalho de estratégia da segurança pública de toda a América Latina. “A Supesp, como órgão estratégico de segurança pública, não podia ficar de fora desse encontro, porque atua diretamente na elaboração de tecnologias, pesquisas e estratégias no combate à criminalidade e esse aprimoramento é fundamental na temática da transformação digital nas atividades policiais”, explicou Helano Matos.

Na ocasião, o superintendente da Supesp entregou um exemplar Manual do Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) ao especialista principal de Segurança Cidadã do BID, Rodrigo Serrano. O Proteger é um programa estruturante da política e da estratégia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), formulado pela Supesp e que conta atualmente com 28 microterritórios e 35 bases comunitárias.

Programação

Nesta terça-feira (1º de março), a programação da Semana de Segurança, Cidadania e Justiça de Bogotá segue com a transmissão online com a palestra de abertura com o diretor general da Polícia Nacional de Colômbia, general Jorge Luis Vargas, o gerente-executivo do Processo de Transformação Integral da Polícia Nacional de Colombia, Luis Ernesto García e o chefe de Operações da Colômbia e representante do BID na Colômbia, Kelvin Menoscar Suero. O tema central desta manhã é “A Importância da Segurança Cidadã e Justiça na Promoção do Estado de Direito e Governabilidade Democrática.

Na quarta-feira (2), o tema principal é “A Segurança Cidadã entre o Público e o Privado: o que pode aportar do setor privado? , com a participação de vários gestores de organizações e cidades de países do México, Argentina e Colômbia. Confira mais da programação abaixo

02.11.22. Agenda Semana Seguridad Ciudadana 2022 BID.docx-1