Supesp realiza encontro com comandantes da PMCE durante Ciclo de Capacitações

25 de fevereiro de 2022 - 15:03 # # # #

No segundo encontro do Ciclo de Capacitações com coordenadores e servidores de várias vinculadas da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) reuniu-se com oficiais e comandantes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), na sede da SSPDS. Foram discutidos vários pontos para o aperfeiçoamento das tecnologias e sistemas como o Rotas (Registro de Operações Táticas e Ações de Segurança) e o Sistema Tecnológico para Acompanhamento Territorial de Unidades de Segurança (Status).

O encontro aconteceu nessa quarta-feira (23), e contou com as participações do superintendente da Supesp. Dr. Helano Matos, do diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), capitão Anderson Duarte, do gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres, e de aproximadamente 45 oficiais e comandantes da PMCE.

Segundo o superintendente da Supesp, essa aproximação com os agentes que estão na ponta do processo da segurança pública é essencial para continuar reduzindo os indicadores de criminalidade. “Esses homens e mulheres são nossos clientes, são eles os responsáveis diretos pelo sucesso de nossas operações, pela prevenção e combate à criminalidade e são decisivos para aperfeiçoarmos nossas ferramentas”, destacou Helano Matos.

Tomada de decisão

Para o tenente-coronel Weibson Braga, comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar, esse intercâmbio com a Supesp é muito decisivos para os tomadores de decisão – comandantes de batalhão de área – porque há a necessidade do repasse de informações completas aos gestores, para que se saiba das dinâmicas criminais, principalmente aquelas que estão no entorno dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) e Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP).

“Grande parte da nossa demanda vem do serviço 190, por exemplo, com as ocorrências de emergência. Existe uma dinâmica grande, que envolve os homicídios e os crimes ao patrimônio. É um grupo de ocorrências que nos ajudam a atuar na prevenção desses delitos e muitas vezes evitá-los. Acho que os cidadãos, os governos, todos nós queremos urgência nessa questão da redução da violência e que isso se torne uma política de governo.

Segundo o gerente da Gerência de Estatística e Geoprocessamento da Supesp (Geesp/Supesp), Franklin Torres, o encontro é fundamental para evoluir no combate à criminalidade, pois os próprios agentes que fazem o trabalho no dia a dia, utilizando as tecnologias, podem sugerir melhorias nos sistemas.

No mês de março, estão programados novos encontros de capacitação e treinamento com oficiais da PMCE, na sede da SSPDS, com a participação de comandantes de Áreas Integradas de Segurança (AIS), no intuito de alinhar e aprimorar estratégias de segurança pública em áreas de vulnerabilidade.