Superintendente da Supesp recebe Medalha Ordem do Mérito Acadêmico da Aesp

21 de dezembro de 2021 - 14:22 # # # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp-CE) marcou presença na entrega da Medalha Ordem do Mérito Acadêmico, concedida pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp), na tarde desta segunda-feira (20). O evento, que ocorre anualmente em maio, mês de criação da Aesp, desta vez, aconteceu de forma excepcional no encerramento do ano letivo, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Na ocasião, o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, foi um dos agraciados com a honraria. “Recebo a medalha da Ordem de Mérito Acadêmico como uma comenda de grande valor, pois demonstra o reconhecimento do trabalho e ações que desenvolvi com participação de todos os servidores da Supesp na área de pesquisa e estratégia no meio acadêmico. Vale destacar que como superintendente da Supesp tenho priorizado e intensificado a parceria de sucesso com a Aesp na formação e capacitação de policiais e servidores, bem como na produção e transmissão do conhecimento para o fortalecimento da formulação das políticas de segurança pública”, destacou o superintendente Helano Matos.

Além de Helano Matos, outros nomes foram agraciados. Entre eles, o secretário da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Sandro Caron, o secretário da Casa Civil, Chagas Vieira, e o secretário da Secretaria do Planejamento e Gestão, Mauro Filho. Condecorado com a “Medalha Ordem do Mérito Acadêmico”, o secretário Sandro Caron destacou a importância da Academia. “Eu sempre digo: é aqui que tudo começa. O que há de mais importante na segurança pública de qualquer estado são os homens e as mulheres que integram as forças de segurança e que protegem toda população do estado. É aqui que se inicia o processo de seleção, é aqui que todos os profissionais aprovados nos concursos públicos são formados”, declarou o gestor da SSPDS.

A Medalha Ordem do Mérito Acadêmico valoriza o reconhecimento do mérito acadêmico de quem que se destacou pela notoriedade do saber, pelos relevantes serviços prestados à coletividade e pelo exemplo de dedicação ao serviço público do Ceará. “Ao longo desses anos a Academia trouxe grandes feitos, grandes contribuições para a segurança pública do Ceará e muitas pessoas colaboraram para esse intento. Então concedemos a medalha do mérito acadêmico que é uma comenda destinada às pessoas que se destacaram e deram a sua contribuição para que a segurança avançasse num contexto de formação e capacitação e contribuíram muito com o engrandecimento da Academia Estadual de Segurança Pública”, destacou o diretor-geral da Aesp, coronel da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), Antônio Clairton Alves de Abreu.

Sobre a Medalha Ordem do Mérito Acadêmico

A condecoração é a mais alta honraria concedida pela Aesp. A Medalha Ordem do Mérito Acadêmico foi oficializada por meio da Lei 14.629 de 26 de fevereiro de 2010 e instituída pela Portaria 761 de 14 de junho de 2018 com intuito de condecorar militares, civis, organizações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras, que tenham prestado importantes serviços à sociedade cearense.