Cartilhas de Segurança em Redes Sociais são lançadas pela Supesp

2 de dezembro de 2021 - 09:03 # # # #

 

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), instituição vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), lançou, nesta quarta-feira (01/12), às 15 horas, as Cartilhas de Segurança nas Redes Socais. Trata-se de mais um importante material de combate à criminalidade, cujo objetivo é orientar a população em geral sobre os riscos de golpes e crimes cibernéticos, os quais os usuários de redes sociais podem estar sujeitos diariamente.

O secretário executivo da SSPDS, Samuel Elanio, destacou a importância da divulgação da cartilha como um serviço de prevenção para a população. “A divulgação das cartilhas nas redes sociais tem o objetivo principal de prevenir crimes neste tipo de ambiente virtual, onde dados, informações ou pedidos indevidos de transferências em dinheiro são solicitados a pessoas que acabam caindo, por algum equívoco, nesses golpes. Com isso, nosso intuito é que crimes dessa natureza não sejam mais praticados”, concluiu ele.

O material surgiu após um trabalho de estudo e pesquisa do superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, e abrange um passo a passo para evitar golpes aplicados pelo Whatsapp, Instagram, Facebook, LinkedIn, Telegram e Twitter, além de uma cartilha englobando dicas gerais para todas as redes sociais.

“A melhor forma que temos para atuar em estratégia de segurança pública é a prevenção. As cartilhas ajudam a sociedade com um serviço de proteção às redes sociais, pois é um produto que usuários leigos podem utilizar a qualquer momento. Nessas cartilhas, informamos como se prevenir da melhor forma”, afirmou o superintendente da Supesp.

As cartilhas estão disponíveis no site oficial da Supesp em formato de PDF para livre acesso pelo link https://www.supesp.ce.gov.br/cartilhas/.

Crimes Cibernéticos no Ceará

Os crimes cibernéticos registrados a partir de ocorrências, no Ceará, com base no Código Penal Brasileiro, Lei 2.848, artigos: 154-A; 154-B; 266 e 298, vêm caindo nos últimos anos, apesar de configurar como um dado relevante para SSDPS-CE. Em 2019, foram ao todo 123 ocorrências, em 2020 o número caiu para 71 casos. Em 2021, foram registrados, até setembro, 28 crimes cibernéticos, uma redução de 52,5% em relação ao mesmo período do ano passado.