Bases do Proteger são inseridas no sistema de buscas do Google Maps

10 de novembro de 2021 - 10:26 # # #

Após ser transformado em lei no último mês de agosto (Lei 17.576, de 2 de agosto de 2021), o Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger) avança em outra etapa na garantia dos direitos do cidadão para o melhor e eficaz acesso ao serviço na área da segurança pública.

A partir de um estudo da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), as 35 bases do programa existentes na capital Fortaleza e Região Metropolitana, nos municípios de Maracanaú, Caucaia e Maranguape, já estão disponíveis no sistema de busca Google Maps de forma gratuita e rápida, podendo ser acessada de qualquer sistema IOS ou Android de um aparelho celular ou outros dispositivos. Agora, as bases passam por um trabalho de atualização de dados pela Diesp, visando garantir mais precisão na sua localização.

O objetivo dessa inclusão é garantir ao cidadão mais rapidez sobre o endereço das bases do programa e como acessar alguns serviços como Grupo de Apoio às Vítimas de Violência (GAVV) que ajuda a inserir a vítima de violência na rede de atenção e cuidado; Grupo de Segurança Comunitária (GSC), que realiza observação e produção de conhecimento acerca das demandas da comunidade; Grupo de Segurança Escolar (GSE), que tem participação efetiva quanto à garantia de segurança de alunos, professores e pais que frequentam as escolas públicas do território sob a responsabilidade do policiamento; e Grupo de Prevenção Focada (GPF), que consiste no patrulhamento e policiamento ostensivo, preditivo, preventivo e repressivo imediato, inclusive com o atendimento de chamadas de emergência, despachadas pelo 190.

“Isso influencia na diminuição no índice de criminalidade, mas além disso, o Proteger promove a segurança subjetiva, ou seja, o cidadão pode contar com a presença do policial para garantir um sentimento de segurança, que os órgãos de segurança pública estão ali pra proteger a comunidade”, declarou Anderson Duarte, diretor da Diesp/Supesp. As bases do Proteger foram inseridas a partir do dia 12 de agosto deste ano e já contam com mais de 40 mil visualizações, resultando numa média de cerca de 1.178 visualizações por base.

Proteção e direitos

Em ação como projeto-piloto desde o ano de 2017 e institucionalizado por meio de portaria em 2019, o Programa Proteger é implementado pelo Governo do Ceará como uma das ações mais efetivas na área da segurança pública, tendo como principais filosofias de atuação a integração das forças de segurança e a aplicação de pesquisas e tecnologias para o mapeamento e controle de áreas, a partir do que apontam os indicadores criminais.

“Procuramos cada vez mais atuar com a ciência de dados, estratégia, inteligência artificial, estatísticas, para oferecer uma melhor tomada de decisão pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O Governo do Ceará investe pesado cada vez mais em tecnologias, programas, sistemas disruptivos, bigdata, aperfeiçoando e promovendo o que há de mais moderno em inovações tecnológicas e humanas no setor. Com o uso de sistemas como o Status, que mapeia e rastreia as manchas criminais, e o Agilis, podemos ir direto ao ponto do problema e propor as estratégias específicas de operações”, diagnostica Dr. Helano Matos, superintendente da Supesp.

O Proteger, explica Helano, é a presença não apenas da polícia nas ruas, para garantir segurança, mas, também, de uma ampla política pública de aproximação e confiança com a comunidade, que vai da primeira fase da identificação da área que irá receber a base e que ocorre por meio de estudo científico, realizado pela Supesp, até a última fase, quando é realizado o trabalho de avaliação e monitoramento com acompanhamento de indicadores de violência e aferição da eficiência do programa.

Sobre o Proteger

O Proteger é uma política planejada, executada e monitorada conforme uma gestão para resultados, na qual a Supesp atua de forma decisiva, por meio de estudos, pesquisas, produção e análise de dados, para a disponibilização de opções de estratégias para a segurança pública no estado do Ceará.