Supesp participa de Semana da Estatística e visita técnica no ISP (RJ)

19 de outubro de 2021 - 17:17 # # # # #

Ampliando o intercâmbio com instituições e segmentos que atuam na área da tecnologia e inovação aplicadas à segurança pública, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará (Supesp/CE) participa, na tarde desta quarta-feira (20), da 12ª Semana da Estatística da Universidade Federal Fluminense (UFF-RJ), que acontece pela primeira vez no formato online, de 18 a 20 de outubro. O evento contará com com palestras, minicursos e submissão de trabalhos, como nas edições anteriores.

Além do superintendente da Supesp, Dr Helano Matos, também participa da Semana da Estatística o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp/Supesp), Franklin Torres. O evento conta com participações de conferencistas nacionais e internacionais, como Nathalia Demetrio, do Banco Itaú e Insper – São Paulo –, abordando o tema “O que eu não aprendi em Estatística sobre Ciência de Dados”; e “Aplicação da Estatística em Multi-Ômica”, com Joel M. C. da Rosa, do Icahn School of Medicine at Mount Sinai – Nova York (EUA).

Na quarta-feira (20), a programação conta com palestra do gerente da Geesp/Supesp, Franklin Torres (foto abaixo), apresentando o tema “A Estatística na Segurança Pública do Ceará”, que vai abordar a evolução da estatística e do papel do estatístico no contexto da Segurança Pública do Estado do Ceará. Franklin Torres falará ainda sobre o início dos trabalhos estatísticos até as diretrizes atuais, trazendo a Supesp como órgão vinculado e fundamental para o desenvolvimento de estratégias da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE). A palestra pode ser acessada pelo link http://semest.uff.br/122-2/

Instituto de Segurança Pública

Além da participação no evento pela UFF, os representantes da Supesp visitam a sede do Instituto de Segurança Pública (ISP), autarquia vinculada diretamente à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro, responsável pelo desenvolvimento de metodologias de análise de dados relativos à segurança pública. Como a Supesp, sua missão é produzir informações e disseminar pesquisas e análises com vistas a influenciar e subsidiar os gestores na implementação de políticas públicas de segurança e assegurar a participação social na construção dessas políticas.

Para o superintendente Dr Helano Matos, essa atividade de intercâmbio com instituições com grande experiência no segmento da inovação e da tecnologia aplicadas à segurança pública é fundamental e permanente na rotina da Supesp. “O conhecimento, a inovação, a visão disruptiva são cada vez mais necessários e presentes nas gestões públicas e das corporações de forma geral. Há uma necessidade de acompanharmos essas expertises para atualizarmos nosso trabalho e oferecer um resultado de qualidade para a população”, explica Helano Matos, que na ocasião fará apresentação das atividades e projetos da Supesp para os gestores do ISP.

Serviço:
12ª Semana de Estatística da UFF
18 a 20 de outubro de 2021
Maiores informações podem ser vistas em www.semest.uff.br