SSPDS apresenta, nessa sexta-feira (24), sistema Rotas de gerenciamento de viaturas

23 de setembro de 2021 - 17:30 # # # #

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic), apresenta, nessa sexta-feira (24), para os gestores da segurança pública do Ceará, o sistema de Registro de Operações Táticas e Ações de Segurança (Rotas), que visa aprimorar o gerenciamento do emprego de viaturas nas ruas do Estado, visando tornar mais efetivo o emprego dos veículos e o atendimento de ocorrências.

A apresentação será realizada pelo coordenador da Cotic, Luciano Freire, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do software, para todos os chefes de órgãos vinculados da SSPDS/CE – Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). A parceria entre a Cotic e a Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) possibilitou a confecção do Rotas.

Na ocasião, estarão presentes o secretário da Segurança Pública, Sandro Caron; o secretário executivo, Samuel Elânio; o secretário de Planejamento e Gestão Interna, Adriano Sales; o superintendente da Supesp, Dr Helano Matos; e a equipe da Supesp, que será responsável na sequência por treinamentos para equipes de profissionais de segurança.

Segundo Luciano Freire, o Rotas vem para aperfeiçoar alguns comandos e demandas do próprio serviço da Ciops, como a possibilidade de acessar o histórico das viaturas a partir de horários e trajetos, além de traçar cercas para que atuem em determinado perímetro de uma ocorrência ou operação, otimizando assim, a atividade diária de policiais e seu desempenho. “O sistema permitirá um melhor gerenciamento da atividade policial em campo”, explicou Luciano.

Para o superintendente Helano Matos, o aperfeiçoamento de ferramentas tecnológicas é permanente e busca propiciar os melhores instrumentos e estratégias para municiar a SSPDS e suas vinciladas para a tomada de decisões objetivas e eficazes, visando a redução da criminalidade no estado. “Já somos referência e consultados por gestores de outros estados para esse intercâmbio de informações e de conhecimento. A Supesp vem desempenhando esse papel com excelência. O Status, Agilis, Sportal, Cerebrum e Programa Cientista-Chefe são apenas algumas das nossas entregas, que refletem na qualidade de vida da nossa população”, disse Helano.

Novas instalações

Também neste dia 24 de setembro, a nova estrutura da Supesp será apresentada, com a entrega das novas instalações, uma equipe reestruturada para atender e produzir os dados, as informações e as estatísticas que abastecem a SSPDS para a formulação de estratégias para operações e serviços na área da segurança pública.