Supesp encerra treinamento de agentes de segurança para acesso a dados e ferramentas

9 de setembro de 2021 - 16:40 # # #

O treinamento para agentes da força de segurança cearense, visando aperfeiçoar o acesso a dados e ferramentas de tecnologia para o trabalho de investigação policial, estratégias de policiamento ostensivo e combate à criminalidade, foi encerrado nesta quinta-feira (9). A capacitação foi coordenada pela equipe de técnicos da Gerência de Estatística e Georreferenciamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

No último encontro, participaram do treinamento representantes da Secretaria Municipal e Segurança Cidadã da Prefeitura de Fortaleza, Secretaria da Segurança do município do Eusébio e da Secretaria da Administração Penitenciária do Estado do Ceará (SAP). Para o coordenador de Políticas de Segurança Cidadã da Prefeitura de Fortaleza, André Souza, essa aproximação com o trabalho da Supesp já era uma parceria importante e agora, com o treinamento, vai facilitar ainda mais. “Passaremos a ter acesso direto às tecnologias implementadas pela Superintendência, o que vai aprimorar as nossas operações de integração com as forças de segurança do estado, a Guarda Municipal e a Defesa Civil”, explicou André.

Segundo Thiago Oliveira, técnico e estatístico da Geesp, o treinamento tem o objetivo de tornar o acesso aos dados mais eficiente e ágil para os agentes de segurança em diversas camadas, facilitando a tomada de decisões dos mais diversos setores estratégicos da segurança pública. “Quando apresentamos os dados estatísticos dos microterritórios, que alimentam as operações como a Apostos, a Domus, fica mais técnico a análise para uma ação efetiva das polícias, agentes e gestores da segurança pública”, esclareceu Thiago Oliveira.

Para o superintendente da Supesp, Dr Helano Matos, uma das principais metas permanentes do órgão é compartilhar conhecimento, dados, informações com setores tomadores de decisões da segurança pública no estado. “Já temos alcançado ótimos indicadores de segurança nos últimos meses e isso é resultado desse investimento e esforço estratégico da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social”, destacou Helano.

Capacitação

Além dos representantes da área de segurança das prefeituras de Fortaleza e de Eusébio e da SAP, participaram do treinamento da Supesp/Geesp agentes de segurança da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Polícia Militar do Ceará (PMCE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Perícia Forense (Pefoce) e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS.