Supesp apresenta Índice de Desempenho para Superintendência da Polícia Civil

25 de agosto de 2021 - 15:54 # # # #

Reunidos na tarde desta terça-feira (24), na sede da Superintendência da Polícia Civil, representantes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) e da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) debateram sobre um dos produtos desenvolvidos pela Supesp, o Índice de Desempenho Institucional (IDI), que visa aperfeiçoar os parâmetros de análise de desempenho da PC-CE e atingir melhores resultados internos e na prestação de serviços à população cearense.

Participaram do encontro o delegado geral, Sérgio Pereira Santos; delegado geral adjunto, Márcio Gutiérrez, o diretor de Planejamento e Gestão Interna, Otávio Coutinho, a diretora do Departamento de Gestão e Pessoas, Évna Paixão, o diretor do Departamento Técnico Operacional, Fernando Menezes, e pela Supesp o superintendente Dr. Helano Matos, o diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp), Anderson Duarte, e a assessora Talita Araújo.

A apresentação do estudo, solicitado em 2020 para atender os órgãos vinculados à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), tem como objetivo oferecer uma metodologia para avaliação de processos, das atividades desenvolvidas, neste caso na Polícia Civil, e permite que os servidores do órgão participem dessa análise, fazendo ajustes, propondo ações e indicadores que tenham alinhamento com os resultados e a gestão daquele setor, secretaria ou órgão.

Durante a explicação técnica da assessora Talita Araújo, foi apresentado o sumário executivo, o artigo científico que dá fundamentação teórica ao estudo e a planilha calculadora, que vai parametrizar os índices específicos para a PC-CE. Segundo o delegado geral adjunto Márcio Gutiérrez, a apresentação foi fundamental para ajustar importantes processos no sistema de avaliação das polícias. “Atualmente, uma operação de busca e apreensão ou mandado de prisão, que resulta em milhões recuperados para os cofres públicos não pode ter o mesmo parâmetro de resultado de uma operação que culmina numa apreensão de quatro armas, por exemplo”, explicou o delegado Márcio Gutiérrez.

Ciência

Para Helano Matos, alinhar esses indicadores, conversar sobre as dificuldades, propor e escutar os caminhos que já foram desenvolvidos, é uma das atividades da Supesp, em busca de uma excelência de trabalho e resultados. “A segurança pública baseada em evidências é uma meta diária de nossos projetos, produtos, atividades. Temos muita ciência já aplicada a essa realidade da segurança pública e comprova que o caminho está certo. Dados, estatísticas e inteligência artificial são grandes ferramentas para ajudar os gestores no planejamento de pessoal, em operações e no emprego de recursos”, explicou Helano.