Supesp realiza visita técnica à sede do CPChoque para intercâmbio de dados

11 de agosto de 2021 - 11:05 # # # #

Dando continuidade ao trabalho de integração com as forças de segurança do Estado do Ceará e visando promover maior uso de dados, estatísticas e pesquisas aplicadas à segurança pública, nesta terça-feira (10), a diretoria da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) realizou visita técnica à sede do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque).

O encontro reuniu comandantes de vários batalhões do Estado sob a coordenação do comandante do Policiamento de Choque, tenente-coronel Sinval Sampaio. Na ocasião o superintendente da Supesp, Dr Helano Matos (ao centro), realizou uma breve apresentação com as principais ações, projetos e pesquisas desenvolvidas pelo órgão e de que maneira são utilizados e aplicados em operações policiais e forças de segurança. O superintendente deu exemplos como a Operação Domus e Apostos, que recentemente têm alcançado bons índices de redução da criminalidade, a partir da identificação de situações ilegais e do cumprimento de mandados de prisão, respectivamente.

Também foram apresentados os principais sistemas onde a Supesp vem desempenhando papel importante na melhoria dos índices de criminalidade, como o Status (com as manchas criminais), o Agilis (videomonitoramento e cruzamento de dados veiculares), SPortal (com localização em tempo real de viaturas policiais) entre outros. Também participaram da visita técnica o diretor da Diretoria de Estratégia e Segurança Pública (Diesp), Anderson Duarte, e o gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), Franklin Torres.

Ex-perito da Polícia Federal, o superintendente da Supesp foi membro, instrutor e chefe do Grupo Antibombas da PF durante vários anos e participou, ainda, de vários grandes eventos como a Copa do Mundo no Brasil, Jogos Pan-Americanos, Encontro dos BRICS, entre outros.

Durante o encontro, os comandantes apresentaram a possibilidade de interação do banco de dados do comando com a Supesp, na tentativa de obter informações mais precisas sobre operações, pesquisas e estatísticas que ajudem na formulação de políticas públicas na área da segurança.

Supesp

De 19 de agosto a 2 de setembro, a Supesp recebe em sua sede integrantes de forças de segurança para capacitação sobre os sistemas e estatísticas desenvolvidas pelo órgão. O treinamento será coordenado pela Geesp e terá a participação da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e das coordenadorias Integrada de Planejamento Operacional (Copol), de Inteligência (Coin) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da SSPDS.