Supesp visita Laboratório de Insight da UFC

5 de agosto de 2021 - 10:00 # # #

A diretoria da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) visitou, na tarde desta quarta-feira (4), a sede do Laboratório Insight da UFC (Universidade Federal do Ceará), laboratório de pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da universidade e responsável, entre outros pontos pelo trabalho de construção de ferramentas e desenvolvimento de modelos computacionais, análise de dados e interface interativas.

A visita foi supervisionada pelo coordenador do laboratório, professor Antônio Macêdo, associado do Departamento de Computação da UFC e Cientista-Chefe de Dados e Transformação Digital do Laboratório de Inovação da Casa Civil do Governo do Ceará. Pela Supesp, estiveram presentes ao encontro o superintendente Helano Matos, a diretora da Dipas (Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública), Manuela Cândido, o gerente da Geesp (Gerência de Estatística e Geoprocessamento) Franklin Torres, além da professora Emanuele Marques, Cientista-Chefe da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

“Estamos integrando cada vez mais a Supesp com as instituições de inovação e tecnologia, que podem contribuir de alguma forma com a aplicação desse conhecimento na área da segurança pública. Nossos resultados em menos de nove meses à frente do órgão têm sido muito relevantes e continuaremos em busca dessa excelência de trabalho, visando mais qualidade de serviço à população cearense”, comentou Helano Matos.

Formado por cientistas, professores, alunos e desenvolvedores, o Laboratório Insight da UFC atual, entre projetos e pesquisas, em big data e inteligência artificial na área da segurança pública e plataforma para transformação digital do Estado do Ceará.