Supesp estuda integração com Laboratório Íris de Inovação

5 de agosto de 2021 - 19:00 # # # # #

Implementar uma cultura de inovação na gestão pública e acelerar a transformação digital voltada para o cidadão. Com esta filosofia, foi realizada na tarde desta quinta-feira (5), encontro temático entre a diretoria da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e representantes do Laboratório Íris de Inovação e Dados do Governo do Ceará.

O encontro aconteceu na sede do laboratório, na Casa Civil do Governo do Ceará, e contou com a apresentação da coordenadora do Íris, Jéssika Moreira, e do professor doutor Antônio Macedo, cientista-chefe de Dados e Transformação Digital do Laboratório de Inovação da Casa Civil do governo. Inaugurado em 2019, a partir de intercâmbio do governador Camilo Santana com outros espaços de inovação na área pública, entre eles na cidade asiática de Cingapura e os estados de São Paulo, Bahia e Santa Catarina.

“A partir desse momento, o governo promoveu uma quebra de paradigmas, que inclui o nosso trabalho neste espaço, que visa acolher startups, projetos e iniciativas que acelerem a transformação digital e promovam a inclusão digital cidadã e o acesso a políticas públicas essenciais como educação, cultura, saúde e trabalho”, pontuou Jéssika. Atualmente, o laboratório já promoveu soluções em gestão de inovação na área da saúde, durante a pandemia da Covid-19, e para a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Na fase inicial da pandemia, por exemplo, o aplicativo, desenvolvido no Íris teve mais de 905mil acessos com orientações remotas sobre a doença, e foi reconhecido nacionalmente. Serviços desenvolvidos para outros órgãos do governo estadual, também via aplicativos, já contabilizam 400 mil usuários e mais de 100 mil acessos diários.

Segundo o superintendente da Supesp, Dr Helano Matos, a reunião foi muito motivadora, porque o órgão atua exatamente com o trabalho de excelência na área de tecnologia aplicada à segurança pública e muitas soluções que o laboratório oferece para o setor público podem tornar o foco da Superintendência ainda melhor. “Vamos em breve realizar algum intercâmbio entre nossos colaboradores e a equipe do Íris. É essencial essa mentalidade disruptiva, de inclusão digital e de conhecimento. Vocês aqui vem desenvolvendo um projeto fundamental para a melhoria dos serviços ao cidadão e isso é alinhado com a missão da Supesp”, comentou Helano.

Na ocasião, o professor doutor Antônio Macedo debateu com o superintendente Dr Helano Matos; a diretora da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas) da Supesp, Manuela Cândido; e o gerente da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Supesp, Franklin Torres; e a professora Emanuele Marques, Cientista-Chefe da SSPDS (Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social), a possibilidade de uma convergência de trabalhos como o projeto ID Digital e o Cientista-Chefe, ambos desenvolvidos e supervisionados pela Supesp.