Com apoio do Agilis e Nuvid, CPRaio da PMCE apreende carro em Fortaleza

26 de julho de 2021 - 12:03 #

O trabalho de operacionalização de dados, estatísticas e manchas criminais desenvolvidos desde 2018 pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) vem, cada vez mais, repercutindo nas operações policiais e na redução dos índices de criminalidade em todo o Estado do Ceará. Uma composição do Comando de Policiamento de Ronda de Ações Intensiva e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreendeu um carro e uma quantia em dinheiro na noite da última sexta-feira (23). A ofensiva aconteceu no bairro São Gerardo, Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza, e contou com apoio de operadores do Núcleo de Videomonitoramento (Nuvid) e do Sistema Agilis da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

Os agentes de segurança foram acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS sobre um veículo que estaria envolvido em roubos e furtos durante a tarde de ontem na cidade de Maracanaú (AIS 12). Com apoio de operadores do Nuvid e informações do Agilis, descobriu-se a localização do veículo, iniciando uma diligência ao ponto indicado onde o veículo estava, no bairro São Gerardo.

Os raianos encontraram o carro modelo Citroën C4 em via pública. Com o motorista e um passageiro, foram encontradas uma quantia em dinheiro, dois celulares e um pneu, possivelmente fruto de um furto horas antes. Dois homens que estavam no carro negaram participação nos crimes. Todos foram conduzidos a uma delegacia para esclarecer os fatos.

No plantão do 34º Distrito Policial da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), foi instaurado um inquérito policial por furto e transferido para a Delegacia Metropolitana de Maracanaú aprofundar as investigações. Como não havia indícios de participação da dupla nos crimes, os homens foram ouvidos e liberados. A vítima do furto não compareceu à unidade policial.

Agilis

O Agilis consiste em um sistema capaz de integrar inúmeros bancos de dados. A integração de informações para os homens e mulheres que fazem a segurança pública já é um grande diferencial da nova ferramenta. Fazendo jus ao seu nome, o Agilis servirá como um forte e ágil aliado na identificação de veículos automotores que tenham sido utilizados em práticas criminosas ou que tenham ligação com alguma pessoa em conflito com a lei. Outro ponto que merece destaque é a forma didática com que a ferramenta se apresenta, com mapas interativos, imagens, ícones e diversas informações à disposição dos usuários.

Somente em abril deste ano, quando estava em fase de teste pela Secretaria da Segurança Pública, o Agilis realizou 83 milhões de capturas de placas de veículos no Ceará. Em maio, após a flexibilização das medidas restritivas de combate à Covid-19, a ferramenta realizou até o dia 19, mais de 97 milhões de leituras. Até o final do mês, o sistema realizou a leitura de mais de 100 milhões de placas no Ceará, em razão da sua média diária alcançar pouco mais de 5 milhões de reconhecimentos. Nos 19 primeiros dias de maio, o Agilis fez também em média, 216 mil leituras por hora, 3.600 por minuto e 60 por segundo. Em horário de pico, a tecnologia consegue ler simultaneamente até 300 placas por segundo.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia.

As denúncias podem ser feitas também para o número (85) 3101-2830, da Delegacia Metropolitana de Maracanaú. O sigilo e o anonimato são garantidos.