Supesp ministra palestra em Curso de Policiamento de Prevenção Especializada

23 de julho de 2021 - 09:20 # # # #

Como parte integrante da formação dos policiais que atuarão no policiamento comunitário do Programa Estadual de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger), foi ministrada a palestra “Estratégia de Policiamento em Microterritórios”, pela Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

O seminário faz parte do Curso de Policiamento de Prevenção Especializada e aconteceu nesta quinta-feira (22), com duração de 4 horas-aula, na sede do Batalhão de Policiamento de Prevenção Especializada da Polícia Militar do Estado do Ceará (BPEsp/PMCE), comandado pelo major PM Messias Mendes. O responsável pela palestra foi o capitão PM Anderson Duarte, diretor da Diesp, doutor e mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Gestão de Segurança Pública pela Aesp (Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará).

O conteúdo do seminário apresentou os principais conceitos da estratégia de segurança pública e territórios, que norteiam alguns dos princípios do Programa Proteger, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e subsidiado com análises, dados e estatísticas produzidas pela Supesp.

Proteger

Na sua essência, o Proteger tem como foco a atuação em microterritórios que reúnem um conjunto de características específicas, definidas em metodologia própria desenvolvida pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). O programa foi idealizado para abranger prioritariamente comunidades que se encontram em situação de vulnerabilidade social, onde se faz necessária uma atuação mais incisiva das forças de segurança.

O secretário da Segurança Pública, Sandro Caron, avalia o Proteger como uma estratégia importante de polícia de proximidade. “É um policiamento também proativo, em que as bases do Proteger contam com o Grupo de Apoio às Vítimas da Violência (GAVV), com o Grupo de Segurança Comunitária (GSC) e o Grupo de Segurança Escolar (GSE)”, relata o secretário, acrescentando que dentro de uma estratégia de policiamento de proximidade, o Proteger vem mostrando grandes resultados na queda dos índices de criminalidade, somando-se a outras ações realizadas pela Polícia Militar e pelas outras forças no combate ao crime no Estado.

Para o superintendente da Supesp, Dr. Helano Matos, aperfeiçoar o Proteger através de cursos e capacitações, faz parte de uma ação estratégica do órgão para tornar o programa cada vez mais forte no trabalho de prevenção e combate à criminalidade no Estado do Ceará. “O Proteger já é uma realidade, com redução dos índices de violência a cada mês, mostrando cada vez mais que a melhor segurança pública é desenvolvida com dados, estatísticas e ciências. O estado tem atualmente, uma das políticas públicas de segurança pública mais eficientes do Brasil, que é calculada em cada programa, operação, cada conceito e ganha força com as nossas forças de segurança nas ruas”, destacou Helano.