Supesp recebe visita do presidente da Associação Nacional de Peritos Criminais Federais

2 de julho de 2021 - 13:19 # # # # # # #

Com o objetivo de conhecer os projetos e as ações desenvolvidas pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos de Almeida Camargo, esteve na sede da Supesp, nessa quarta-feira (30). Ele conferiu uma apresentação sobre as atividades da superintendência, coordenada pelo superintendente Dr. Helano Matos (foto abaixo em pé), e que teve a participação de diretores e gerentes da Supesp.

Na ocasião, foram detalhadas as atividades e atribuições de cada setor, a missão do órgão e os projetos em andamento. A apresentação expôs ainda os índices de redução de criminalidade, a partir de ferramentas e tecnologias que alimentam a base de dados da SSPDS-CE, como o sistema Agilis, que disponibiliza informações a partir de dados e imagens de veículos; o sistema analítico Status, que expõem manchas criminais; e as divisões territoriais por Áreas Integradas de Segurança (AISs). Também foram destacadas as principais realizações da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas), com a diretora Manuela Cândido e a assessora Marysol de Medeiros; da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp), com o diretor Anderson Duarte; da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), com o gerente Franklin Torres e o técnico Thiago Oliveira.

A apresentação do superintendente teve como foco Segurança Pública Baseada em Evidências, que vem direcionando as atividades desde quando o assumiu o órgão em setembro de 2020. “Trabalhamos cada vez mais focados em dados, ciência, tecnologia, evidências, não tem ‘achismo’. E os resultados são evidentes e cada vez mais rápidos como a queda de índices de criminalidade como ocorrido em maio com a redução de 56,8% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI)”, enfatizou Helano Matos.

Integração

O presidente da APCF, Marcos Camargo (foto acima), mostrou-se muito entusiasmado com os dados apresentados e a dinâmica do trabalho que é desenvolvido pela Supesp. “Sem dúvida é algo de vanguarda o que está sendo feito aqui, essa aplicabilidade científica na segurança pública certamente já é uma referência. É muito importante nessa área saber o porquê de se estar fazendo determinada ação, como isso vai refletir positivamente para a sociedade. Tenho feito uma discussão grande com vários profissionais referente à apreensão de drogas e indico que precisamos nos aperfeiçoar e nos integrar mais para chegarmos a resultados mais efetivos”, disse Marcos Camargo.

Logo após a reunião com os diretores, o presidente da associação e o superintendente da Supesp realizaram uma visita ao secretário da SSPDS, Sandro Caron, que reforçou essa política pública com foco na ciência,nas pesquisas e nos estudos que vêm sendo feitos pelo Governo do Ceará. “Esse trabalho vem sendo comandado brilhantemente pelo ex-perito criminal e ex-diretor da Interpol em Lion (França), Helano Matos, e que agora está à frente da Supesp, com o foco em estudos, pesquisas, ciência, colaborando decisivamente para o trabalho feito pela secretaria na redução de índices de criminalidade”, explicou o secretário Sandro Caron.