Supesp visita Codes/SSPDS e inicia tratativas para consultoria técnica

22 de junho de 2021 - 14:34 # # #

A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e a Coordenadoria de Defesa Social (Codes) da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) iniciaram tratativas para uma consultoria técnica com objetivo de trabalhar dados estratégicos e a tecnologia em prol dos projetos junto aos Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS). O encontro, realizado na última sexta-feira (18), foi o ponto culminante de uma série de outros realizados ao longo do segundo semestre do ano de 2020 e início de 2021, inclusive com a participação do superintendente Helano Matos.

Participaram da reunião o diretor de Estratégia e Segurança Pública (Diesp), capitão PM Anderson Barboza, a assessora técnica da Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas), Marysol de Medeiros, a pesquisadora da Diesp, Talita de Araújo, a orientadora da Célula de Defesa Social da Codes, capitã BM Sâmila de Sousa Ribeiro, a orientadora da Célula de Intersetorialidade da Coordenadoria de Defesa Social, Bárbara da Silva Jota, e o coordenador de Defesa Social do Estado, tenente-coronel PM Bernardo Aguiar.

A ideia da consultoria é estabelecer uma cooperação entre a Codes e a Supesp, na qual a superintendência auxilie a coordenadoria por meio da sistematização e descrição de todos os processos que ocorrem naquele setor, especialmente no que tange aos Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS). No âmbito do conjunto de estudos que serão realizados, está prevista ainda a disponibilização de mapas temáticos, inclusive disponíveis online, para acompanhamento das atividades dos Conselhos.

Ainda no âmbito da melhoria do trabalho da Codes, já foi autorizada a produção, pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic/SSPDS), do aplicativo Amigos, ferramenta que permitirá o acompanhamento de cada um dos CCDS, feito a partir das lideranças comunitárias e dos diversos representantes dos órgãos vinculados à SSPDS. O aplicativo será disponibilizado para smartphones.

Conselhos Comunitários

Os CCDS, criados por meio do Decreto nº 18.411, de 09 de fevereiro de 1987 (Confira link abaixo) são importantes parceiros na construção de uma segurança pública comunitária, que ajudam na identificação de problemas e demandas de segurança nos diversos municípios, bairros e localidades, bem como auxiliam na busca de solução para cada um deles. Com a consultoria prestada pela Supesp, a ideia é que o acompanhamento do trabalho desses conselhos se torne ainda mais eficiente, dinamizando seu papel na segurança pública cearense.

decreto

 

 s