Biblioteca da Aesp doa mais de 200 livros à campanha promovida pela Supesp

16 de junho de 2021 - 14:58 # # # #

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) doou, nesta quarta-feira (16), cerca de 260 livros para a Campanha “LER”, promovida pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). A ação faz parte da programação comemorativa aos três anos de fundação da vinculada e busca contribuir para o intercâmbio de conhecimento e incentivar o hábito da leitura entre os mais diversos grupos da sociedade.

“Esses livros serão doados à comunidade Granja Lisboa e vão servir tanto para o Projeto Geladeiras Literárias, como para a formação da biblioteca comunitária naquele bairro. A gente mobilizou, através da Supesp, por conta dos 3 anos da superintendência, as outras vinculadas da Secretaria de Segurança Pública a também aderirem a campanha e estamos conseguindo bater nossa meta, que era inicialmente de 500 livros, explicou o superintendente da Supesp Helano Matos. A campanha LER vai até o dia 28 de junho, com arrecadação feita na sede da Supesp, avenida Bezerra de Menezes, 581, São Gerardo, das 9h às 17h.

Os exemplares doados pela Aesp incluem gêneros e temáticas diversas, contemplando desde obras de literatura infantil e juvenil a livros sobre Direitos Humanos, informática e empreendedorismo. Parte do material foi extraído do acervo bibliotecário da própria Instituição de Ensino, mas também conta com livros fruto de doações recebidas no Projeto “Livros Livres”, existente na Aesp desde 2017, e que consiste no compartilhamento de livros, sem necessidade de cadastro, empréstimo, data de devolução ou multas.

A bibliotecária da Aesp, Karitucia de Lima Araújo, participou da entrega dos livros e destacou a importância desta união. “É muito gratificante perceber que as pessoas estão se conscientizando da importância de doar livros, destinando-os a espaços como as bibliotecas comunitárias, onde serão bem aproveitados, democratizando o acesso à informação e contribuindo para a formação de leitores”, pontuou Karitucia.

Conheça a biblioteca da Aesp
A biblioteca da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, oferecendo aos seus discentes, docentes, e público em geral, obras para pesquisas e suporte acadêmico, além de um adequado ambiente para estudo e leituras. Nosso acervo é composto por livros, monografias, revistas e diversas obras especializadas em segurança, além de títulos da seara jurídica e outras temáticas da área pública.

 

Campanha LER
A campanha de doação de livros novos ou usados acontece até o dia 28 de junho, e os livros devem ser entregues na sede da SSPDS, na avenida de Bezerra de Menezes, 581, bairro São Gerardo, horário comercial. Mais informações pelo 3194.7446.

Periferia que Lê
O Periferia que Lê é um projeto social com ações voluntárias que visa reforçar a importância das práticas literárias através da elaboração de ideias, acessibilidade aos livros e à informação. Atuante no Grande Bom Jardim, bairro Granja Lisboa e uma das maiores periferias de Fortaleza, busca incentivar a leitura, conectar-se a comunidade e aos artistas locais.

Geladeiras Literárias
O projeto recebe geladeiras inutilizadas e encaminha à manutenção e pintura para serem colocadas em um ponto estratégico do bairro e, assim, acessibilizar as doações ao público alvo. Regularmente, a equipe de voluntários do projeto visita as geladeiras literárias para a limpeza e reposição das novas doações.