Diretoria da Supesp traça estratégias para ações do CPRaio da PMCE

2 de junho de 2021 - 10:38 # # # # # # #

Com o objetivo de municiar de informações estratégicas as forças policiais do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), foi realizada, na manhã desta segunda-feira (31), encontro na sede da Superintendência de Pesquisa e Estratégia da Segurança Pública (Supesp). Estiveram presentes o superintendente da instituição, Helano Matos, e o tenente-coronel Kilderlan Sousa, comandante do CPRaio, para traçar estratégias para atuação dos raianos em todo o estado do Ceará a partir de repasse de informações, dados e estatísticas.

De acordo com o superintendente da Supesp, serão direcionados alguns estudos, diagnósticos e dados específicos para o trabalho que é desenvolvido pelo CPRaio, voltados para a prevenção e combate à criminalidade. “A ideia é encaminhar estatísticas, rankings, manchas criminais e estratégias periodicamente aos comandantes do CPRaio para que os mesmos possam fazer uma atuação mais focada na redução da violência e combate rápido e efetivo à criminalidade no Ceará”, explicou Helano Matos.

Para o comandante do CPRaio tenente-coronel Kilderlan Sousa, está mais do que comprovado que os homens que estão nas ruas precisam desse assessoramento técnico. “Esse trabalho é muito bem feito pela Supesp e nos ajuda a reduzir os índices de CVLI (Crime Violento Letal Intencional) e CVP (Crime Violento contra o Patrimônio). Tanto na Capital quanto na Região Metropolitana e Interior, nosso trabalho fluirá com mais precisão a partir dos produtos de mapeamento e das tecnologias oferecidas pela Supesp”, reforçou o comandante.

A reunião também contou com a participação do diretor de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), Anderson Duarte; o gerente de Estatística e Geoprocessamento, Franklin Torres (Geesp/Supesp); o tenente-coronel Mourão, da Polícia Militar do Pará; o tenente-coronel Oliveira Silva e capitão Bruno Pereira, ambos do CPRaio.

Supesp

A Supesp vem atuando na intensificação de geração de dados e estatísticas como estratégia para identificação de dificuldades na segurança pública, visando municiar a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) na formulação de políticas públicas no combate e prevenção à criminalidade. Com o uso das mais modernas ferramentas tecnológicas e ações inovadoras, a Supesp vem desenvolvendo ou acompanhando iniciativas como o sistema Sigo, a Operação Apostos, o big data Cerebrum, entre outros, onde são utilizadas inteligência artificial, sistemas de geolocalização e georreferenciamento de dados e mapas, estatísticas.

No caso do Agilis, sistema lançado recentemente pela SSPDS e que amplia a captura de dados de veículos, foi realizada uma PPP (Parceria Público Privada) entre a secretaria e uma empresa privada desenvolvedora de software. “A secretaria investe cada vez mais na ciência e na tecnologia aplicadas à segurança pública, e o Ceará está numa posição de vanguarda, alcançando, cada vez mais, melhores índices na redução da criminalidade”, destaca Helano.