Supesp reúne em seminário ciência e tecnologias aplicadas à segurança pública

28 de maio de 2021 - 07:40

Iniciada nesta quinta-feira (27), as comemorações pelos três anos de sua fundação, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia em Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), promove o I Seminário de Estratégia e Inovação em Segurança Pública. A abertura contou com a presença do secretário da Segurança Pública Sandro Caron, que destacou os investimentos feitos pelo Governo do Ceará no setor, enfatizando as melhorias dos índices no combate à criminalidade com uso de novas tecnologias e mais inovação.

O evento online contou, ainda, com a presença da vice-governadora Izolda Cela (foto abaixo) e de profissionais da Supesp. Durante dois dias, o seminário reunirá professores, cientistas, técnicos, gestores da segurança pública, representantes de organizações não-governamentais.

Na pauta, “Segurança Pública Baseada em Evidências” como tema central dos debates apresentado pelo superintendente da Supesp Dr Helano Nogueira (foto abaixo, 1º esquerda), painéis e palestras, onde estarão presentes o presidente da Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Dr Tarcísio Pequeno, abordando o Programa Cientista-Chefe no Estado do Ceará, o coordenador dos programas Ceará Pacífico e PreVio, Dr Régis Dantas, Novas Tecnologias Aplicadas na SSPDS com a cientista chefe da Secretaria da SSPDS, Dra Emanuelle Marques dos Santos entre outros.

Segundo o superintendente Helano Nogueira, uma oportunidade rara e importantíssima da sociedade ter conhecimento dos projetos que são desenvolvidas na Secretaria da Segurança por meio da Supesp, que tem alcançado e consolidado resultados relevantes no combate e a prevenção a vários tipos de crime como crime contra o patrimônio, homicídio, lesão corporal e
redução nos roubos e furtos de veículos, este último com uma queda de 27,7% no número de ocorrências comparando o primeiro quadrimestre de 2021 a 2020.

“De 2020 pra cá, vimos numa evolução crescente com a redução desses índices, a exemplo das mortes provocadas por crimes violentos, que apresentou uma queda de 35,6% em 2021 comparado ao mesmo período de 2020, na Região Metropolitana, enquanto em todo o estado a redução foi de 29%. É um trabalho e um esforço conjunto das forças policiais. Nós da Supesp, liderados pela gestão do secretário Sandro Caron, quem vem priorizando a melhoria desses índices, o aperfeiçoamento das forças de segurança, investimento em tecnologia e inteligência e sua operacionalidade nas ruas”, enfatizou Helano Nogueira.

Seminário

O evento será gratuito e transmitido online via canal do Youtube da SSPDS, a partir das 9h dos dias 27 e 28 de maio. Nesta sexta-feira (28), acontece o debate sobre Dados Aplicados ao Combate à Violência Contra a Mulher com a participação da delegada Danielle Mendonça, Dr. Manuela Cândido e a gestora da ONG Fala Marta Lisly Picanço. *ver programação completa.