Supesp recebe visitas institucionais de alunos universitários e representantes da Secretaria de Segurança de Alagoas

23 de outubro de 2025 - 12:07 # # # #

Ampliando seu trabalho de intercâmbio e troca de informações estratégicas, a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu, nesta semana de outubro, 21 e 22, respectivamente, alunos do curso de Direito do Centro Universitário Farias Brito e representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Alagoas.

O objetivo, segundo a superintendente da Supesp, Juliana Barroso, é aumentar cada vez mais o diálogo com a academia e com outras instituições e abrir as portas do órgão para mostrar o trabalho que feito diariamente junto com as forças de segurança. As ações realizadas em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio do Programa do Cientista-chefe, as inovações e tecnologias desenvolvidas para oferecer soluções ágeis e eficientes para a segurança pública e gestores foram assunto das visitas.

“É sempre importante observar e conversar com outras gestões da segurança pública, ouvir e aprender com algumas situações, dúvidas, críticas. Creio que assim crescemos e aperfeiçoamos nosso trabalho e consolidamos nossa transparência ativa junto à sociedade”, falou a superintendente.

No caso dos estudantes do curso de Direito do Centro Universitário Farias Brito, a programação consta da Semana de Direito daquela universidade, que tem como tema Direito, Tecnologia e Transformações Sociais: entre garantias e incertezas. Na ocasião, recepcionados pela superintendente Juliana Barroso e pelo diretor de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança (Dipas/Supesp), Eudázio Sampaio, os alunos puderem conhecer a estrutura administrativa do órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), suas principais ações e metas de trabalho.

Segurança pública e planejamento

Para os visitantes da Chefia de Ensino Integrado da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Alagoas, foram apresentados os principais produtos, estudos e ferramentas desenvolvidos pela Supesp, com destaque para suas metodologias de análise, planejamento e avaliação de políticas públicas. O encontro também foi acompanhado pelo estatístico Matheus Osterno, da Diretoria de Estatística e Geoprocessamento (Diest/Supesp).

Participaram do encontro pela Secretaria de Segurança de Alagoas o major da Polícia Militar Joyce, chefe de Ensino Integrado da SSP/AL, o sargento Eugênio, chefe de Coordenação de Ensino à Distância da SSP/AL, cabo Elias, chefe de Planejamento de Ensino Integrado da SSP/AL e de representante da Assessoria Técnica de Coordenação de Ensino à Distância.

Durante a visita, também foi evidenciada a forma de apresentação dos dados estatísticos e o avanço da transparência ativa no âmbito da segurança pública cearense. O encontro teve como objetivo conhecer a estrutura e as experiências da superintendência, promovendo a troca de conhecimentos e a obtenção de persepções que possam contribuir para o aprimoramento das estratégias de segurança pública em Alagoas.

“A Supesp tem se consolidado como uma referência nacional em produção, qualificação e transparência dos dados em segurança pública. A visita da comitiva da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas reforça esse reconhecimento e evidencia a importância do intercâmbio de experiências entre os estados. Nosso compromisso é garantir que os dados gerados se transformem em conhecimento aplicado, orientando decisões estratégicas e políticas públicas mais efetivas para a sociedade”, disse Eudázio Sampaio.