Trabalho da Supesp orienta Operação da SSPDS nos bairros da AIS 8 em Fortaleza

22 de novembro de 2024 - 09:06

Visando reforçar o policiamento ostensivo e investigativo na Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) e no bairro Carlito Pamplona, que é parte da AIS 4 de Fortaleza, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), deu início, na manhã desta quinta-feira (21), a uma operação integrada com o objetivo de cumprir mandados judiciais e fortalecer a segurança da população que reside na região. Também devem ser fiscalizadas pessoas que cumprem pena em regime semiaberto e moram nas áreas.

O trabalho operacional é coordenado pela a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, e realizado com o apoio de equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) com a orientação técnica, de indicadores, estudos e estatística da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).

“O Governo do Ceará tem nos dado equipamentos, efetivos e recursos tecnológicos para que a gente possa transformar todas essas condições de trabalho em tranquilidade e paz para a população cearense. Então, hoje, estamos com essa operação aqui no Pirambu, que não tem data para terminar. A Supesp, vinculada à SSPDS, tem feito análises criminais para nos sinalizar onde precisamos reforçar o policiamento ostensivo, aumentar a investigação, colocar unidades especializadas para trabalhar, e assim nos articularmos com o Poder Judiciário e com o Ministério Público”, concluiu o gestor da SSPDS.

“Essa é uma ação de polícia preventiva. Iremos posicionar equipes da Polícia Militar em áreas onde há mais manchas criminais apontadas pela Supesp, além dos trabalhos investigativos da Polícia Civil, com representações e cumprimentos de mandados de prisão e de busca e apreensão. Em paralelo a isso, haverá ações para o cumprimento de mandados judiciais em aberto contra alvos selecionados pelas inteligências, coordenadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS) e com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Serão fiscalizadas as pessoas que cumprem pena em regime semiaberto residentes na área. É uma ação que envolve as polícias, de um modo mais macro e, dessa forma, arrefecermos os índices de CVLI (Crimes Violentos Letais Intencionais)”, destacou o delegado Harley Filho.

A operação ocorre em todos os bairros que compõem a Área Integrada de Segurança 8 (AIS 8) de Fortaleza (Barra do Ceará, Cristo Redentor, Floresta, Jardim Guanabara, Jardim Iracema, Pirambu e Vila Velha) e se estende para o bairro Carlito Pamplona, que pertence à AIS 4 da Capital.

As ações de inteligência das Forças de Segurança do Ceará também estão sendo reforçadas nos bairros contemplados com a operação. “Nosso trabalho reforça a necessidade de investir cada vez mais em inteligência e tecnologia para o combate eficiente à criminalidade. O secretário da segurança e o governo tem nos dado todo apoio e condições de para desenvolver parcerias, projetos, ferramentas que podem subsidiar os gestores e agentes cotidianamente, das operações a estratégias e sistemas ao entendimento de situações específicos e públicos direcionados”, explica o superintendente da Supesp, Nabupolasar Feitosa.

          O Painel Dinâmico da Igualdade Racial foi lançado em novembro e é uma das ferramentas utilizadas pelos gestores da segurança e vinculadas

Na manhã desta quinta-feira (21), 87 profissionais da Segurança Pública do Estado, divididos entre policiais civis, militares e policiais penais, estiveram em uma praça no bairro Pirambu (AIS 8) para dar início aos trabalhos operacionais. A saída dos policiais foi acompanhada pelo secretário da SSPDS-CE, Roberto Sá, além do coordenador de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), o delegado Harley Filho.

“Nós estamos hoje com uma operação aqui no Grande Pirambu. Uma operação integrada entre a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Penal, no sentido de cada vez mais proporcionar segurança para a nossa população. Essa ação é importante para que a população perceba que a polícia vai estar sempre onde as pessoas estiverem e onde precisarem. Aproveitando os trabalhos operacionais na região, iremos checar alguns alvos que tem mandado de prisão em aberto, bem como verificar como é que estão as condições dos policiais nos postos de policiamento”, destacou o secretário Roberto Sá.