Supesp inicia elaboração do próprio Índice de Desempenho Institucional
17 de outubro de 2022 - 11:35 ##supesp #Desempenho #IDI
A Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) tem por objetivo realizar pesquisas, estudos, projetos estratégicos e análise criminal para o fortalecimento da formulação da política de segurança pública. Diante disso, a Supesp iniciou a elaboração do modelo de mensuração do próprio desempenho institucional, a partir dos objetivos da instituição, bem como facilitar o conhecimento das ações que estão sendo desenvolvidas pela superintendência, para fins de tomada de decisão. Vale lembrar que a Supesp já havia desenvolvido a metodologia do Índice de Desempenho Institucional (IDI) da Polícia Civil do Ceará.
![]()
Equipe de colaboradores da Supesp em solenidade de entrega da Medalha Ordem do Mérito Supesp. IDI aperfeiçoará desempenho da equipe
O IDI da Supesp tem como objetivos desenvolver fórmulas de cálculo para aferição de desempenho setorial e institucional, propor indicadores setoriais, elaborar painéis analíticos de desempenho, produzir um sistema informatizado de coleta e tratamento de dados. Além disso, fará a identificação de processos e resultados, qualificará dados de esforço e aprimorará as atividades desenvolvidas pelos colaboradores da instituição.
Segundo Anderson Barboza, titular da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública da Supesp (Diesp/Supesp), propõe-se uma metodologia que leva em consideração alguns aspectos, priorizando a missão da Supesp. “Seguimos como preconizado pela sua lei de criação, o acordo de resultados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE), bem como os objetivos previstos no planejamento estratégico em vigor e as atividades desenvolvidas pelos servidores nos diversos setores da instituição”, afirma Barboza.
Para o programador da Supesp, Mário Vale, o IDI é de fundamental importância. “Ter uma ferramenta ou mecanismo capaz de aferir o desempenho institucional, que é o reflexo do desempenho dos setores e colaboradores, permite ter uma visão macro e micro do funcionamento da Supesp, o que colabora para que a gestão alcance valores, metas e objetivos traçados”, declara Mário.