Paraipaba recebe 55ª base do CPRaio e Central de Videomonitoramento entregues pelo Governo do Ceará

28 de fevereiro de 2022 - 09:55 # # # # #

Paraipaba, na Região Metropolitana de Fortaleza, é a mais nova cidade cearense a receber uma base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará e uma Central de Videomonitoramento. A inauguração foi realizada nesta sexta (25) pelo governador Camilo Santana, acompanhado da vice-governadora, Izolda Cela.

Camilo Santana ressaltou que o Ceará é destaque nacional em investimento para fortalecer a segurança pública, sempre alinhando as ações de prevenção com foco em educação e esporte. “O papel do Estado é olhar para as pessoas. E o Raio está preparado para proteger Paraipaba 24 horas. Além disso, agregado ao Raio, trouxemos tecnologias como o sistema de videomonitoramento, com 15 câmeras instaladas em locais estratégicos”, assegurou.

Também compareceram à solenidade, o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, Sandro Caron; o coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira; a prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino; e demais autoridades, entre oficiais e lideranças políticas.

A base do CPRaio em Paraipaba conta com o efetivo de 30 policiais militares, dez motocicletas e uma viatura Raio caracterizada para o patrulhamento ostensivo e ágil no município, bem como nas localidades mais próximas. A nova unidade está sob o comando do tenente Gerardo de Sousa Maia Filho.

“Isso vem para fortalecer uma ação necessária para enfrentar a violência que ainda afeta o nosso país. O trabalho do Estado do Ceará é incansável no sentido de fortalecer essa ação de proteção e resposta rápida para desestimular aqueles que se envolvem no crime. O governo também investe fortemente em ações de prevenção “, reforçou a vice-governadora Izolda Cela.

A instalação das câmeras de videomonitoramento, espalhadas por Paraipaba, proporcionará mais tranquilidade aos moradores. Agora, o Ceará soma 54 centrais de videomonitoramento, com 3.423 câmeras no total.

“Raio é sinônimo de efetividade. No ano passado, o Raio prendeu cerca de 6.600 criminosos no Ceará. O Raio tirou das ruas 2.100 armas de fogo. Apreender armas de fogo é crime a menos. A gente tira da mão do criminoso o que ele usa para assaltar”, destacou o titular da SSPDS, Sandro Caron.

Além da Capital, o Raio está presente em todas as regiões do Ceará, com 14 bases do Raio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e 40 no Interior. Atualmente, o comando possui 2.665 policiais militares atuando em 55 municípios do Interior, RMF e na Capital, com auxílio de 1.673 motocicletas e 126 viaturas.

Dia inesquecível

A implantação da unidade é um divisor de águas para o município, conforme afirmou Ariana Aquino, prefeita de Paraipaba. “Todos do Raio são muito bem-vindos ao nosso município, pois sabemos que prestarão um bom serviço à segurança pública do Ceará. Hoje é o resgate de dias melhores e tranquilidade para a cidade”.

“Para mim e para comunidade essa base é muito importante. Só com o anúncio da chegada do Raio na cidade as coisas já mudaram bastante. Depois dessa inauguração, vai melhorar ainda mais”, avaliou a paraipabense Fátima da Silva, de 58 anos, que reside ao lado da nova unidade.

Outro morador que comemorou a chegada do CPRaio foi Felipe Carneiro, de 22 anos, que foi aprovado no último concurso da PMCE. “Sempre quando o Raio chega, como é dito, a bandidagem vai embora. É mais um reforço para a segurança da população”, ressaltou Felipe, que em breve deve ingressar no curso de formação da PMCE.

Raianos

Para ingressar no Raio a formação inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

“O Raio é reconhecido pelo povo cearense como uma tropa de suplementação que, junto com o Policiamento Ostensivo Geral (POG), a Polícia Civil e o sistema da Segurança, luta diariamente pela redução de índices e, propriamente, pela elevação da sensação real de segurança para o cidadão”, enfatizou o coronel comandante-geral da PMCE, Márcio Oliveira.

Investimento em expansão

Quando criado, em 2004, o Raio inicialmente contava apenas com 16 policiais militares e oito motocicletas. Em 2015, o Governo do Ceará deu início ao processo de interiorização do Raio, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado. Já na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes.

Com isso, o Raio opera hoje em todos os municípios mais populosos do Ceará. Atualmente, a política de expansão prevê a instalação de bases do CPRaio em todas as cidades com mais de 30 mil habitantes.

Ainda estão previstas mais 14 bases a serem inauguradas no interior: Bela Cruz, Ipueiras, Jaguaruana, Missão Velha, Nova Russas, Pedra Branca, Pentecoste, Santana do Acaraú, Tabuleiro do Norte, Massapê, Icapuí, Jardim, Aurora e Campos Sales.