Trabalho da Supesp é enaltecido em seminário encerrado nesta sexta-feira (28)

29 de maio de 2021 - 12:54 # # # # # # # # #

Durante dois dias, especialistas, estudiosos e profissionais da área da segurança pública se reuniram para trocar experiências sobre o segmento na 1ª edição do Seminário de Estratégia e Inovação em Segurança Pública. O evento, que ocorreu de forma virtual, por meio de plataformas digitais, foi promovido pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Temas como “Segurança Pública baseada em Evidência”, “PReVio e Ceará Pacífico” e “Combate a Violência Contra a Mulher” foram explanados e debatidos durante a programação. No encerramento desta sexta-feira (28), o presidente da Funcap (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico) Tarcísio Pequeno, foi um dos que enalteceram a realização do evento e os importantes trabalhos de pesquisa e dados que a Supesp vem realizando em pouco tempo de existência. “Todo esse manancial vem fortalecendo as políticas públicas aplicadas pela SSPDS no combate e prevenção à violência em nosso estado. Parabéns a todos da Supesp”, reforçou Tarcísio.

A abertura do evento, que ocorreu na manhã dessa quinta-feira (27), contou com a participação do gestor da SSPDS, Sandro Caron, da vice-governadora do Estado, Izolda Cela, de convidados da área de segurança pública, além do titular da Supesp, Helano Nogueira. Antes dos inícios do trabalho, um vídeo institucional da Supesp foi apresentado. O superintendente deu partida ao ciclo de palestras com o tema “Segurança Pública Baseada em Evidências”, onde falou sobre a importância do órgão na produção de dados e estatísticas que dão suporte à construção de estratégias voltadas para os trabalhos desenvolvidos pelos profissionais de segurança em todo o Ceará.

Sandro Caron, gestor da SSPDS, parabenizou a Supesp pelo evento e trabalhos desenvolvidos dentro do órgão. “Parabenizo em dobro todos os profissionais da Supesp. Primeiro pelo o aniversário de três anos e segundo pelo trabalho brilhante que vem sendo desenvolvido como uma nova forma de fazer segurança pública. É fundamental essa parceria dos nossos profissionais com cientistas, pesquisadores e professores, pois o nosso desafio sempre será o de convencer e mostrar à população a importância do uso de pesquisas e estatísticas para a definição de estratégias no combate à criminalidade”, disse ele.

A vice-governadora, Izolda Cela, reiterou as palavras do secretário da SSPDS. “Faço minhas, as palavras do secretário Sandro Caron, no sentido de entender que quanto mais orgânica, fortalecida e demandada pelo serviço, a Supesp se tornará um vetor de força com mais qualidade e inteligência. É primordial sua importância e o papel que tem dentro da segurança pública. Dessa forma, continuará realizando um trabalho direcionado para as ações desenvolvidas em nosso Estado no que diz respeito ao combate aos crimes”, finalizou ela.

Tecnologias

O primeiro dia de programação contou com a mesa redonda “Novas tecnologias aplicadas na SSPDS”, onde foram debatidas as linhas de pesquisas aplicadas no órgão dentro do projeto Cientista Chefe. A live foi mediada pela perita criminal Manuela Cândido, que é diretora de Pesquisa e Avaliações de Segurança Pública (Dipas) da Supesp. Ela conversou com os cientistas chefes da SSPDS e Casa Civil, os professores doutores Emanuele Marques e José Macedo, além dos professores Dr, Fernando Trinta e Dr. José Paulo Rêgo, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Proteger e estatísticas 

Às 11 horas, o Dr. Anderson Duarte Barboza, diretor da Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp/Supesp), recebeu o coordenador Geral de Operações da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel George Stephenson Batista Benício, e o major Messias Mendes, comandante do Batalhão de Prevenção Especializado (BPESP/PMCE) para lançarem juntos o manual sobre o Programa de Proteção Territorial e Gestão de Riscos (Proteger). O guia prático mostra o monitoramento feito pela Supesp dentro do Programa, além de conter mapas e artigos científicos que auxiliam nos resultados positivos que o Programa vem atingindo na redução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) no Ceará.

Já às 11h30min, o evento foi finalizado com um debate sobre as “Estatísticas Aplicadas às Operações Policiais”. O momento foi mediado pelo coordenador da Gerência de Estatística Geoprocessamento (Geesp) da SSPDS, Franklin de Sousa Torres, e teve como convidados a coordenadora de Planejamento Operacional (Copol), delegada Socorro Portela, o comandante do Policiamento da Capital- PMCE, coronel Sinval Sampaio, e o delegado geral adjunto da PCCE, Márcio Gutierrez.

Programa PReVio e Ceará Pacifico 

Iniciado o segundo dia de evento, um dos assuntos abordados foi o “Programa PreVio e Ceará Pacifico”. A mediação do tema ficou a cargo da assessora da DIPAS/Supesp, Manuela Cândido. O convidado para falar sobre o tema foi o Dr. Régis Façanha Dantas, que é o coordenador do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PReVio). Ele falou sobre o trabalho integrado realizado no Estado na busca da redução dos índices criminais.

“Fico lisonjeado com o convite e parabenizo aqui a Supesp pelo apoio que os profissionais do órgão têm dado à segurança pública. A ideia dessa apresentação é mostrar a importância do PReVio e fazer com que as pessoas conheçam o nosso trabalho. Com o investimento que recebemos, poderemos também ampliar o trabalho de prevenção, aplicando novas tecnologias voltadas para a redução da violência e crimes que já vêm atingindo índices positivos em nosso Estado”, disse ele.

O PReVio possui três pilares principais: um relacionado à prevenção social da violência, outro direcionado para modernização policial e um terceiro para a prevenção da reincidência infracional em adolescentes. O crédito do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), recebido pelo Governo do Ceará, tem 25 anos de prazo, período de carência de cinco anos e meio e taxa de juros baseada na LIBOR, e conta com uma contrapartida local de US$ 13 milhões.

Combate a Violência contra a Mulher 

Dando continuidade à programação, a assessora do Dipas/Supesp, Manuela Cândido, mediou a mesa redonda intitulada de “Dados, Informações e Conhecimento Aplicados no Combate à Violência Contra a Mulher”. A live contou com a participação das delegadas da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Danielle Mendonça, que é titular da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Fortaleza, da delegada adjunta do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), Jeovânia Holanda, além da diretora da ONG “Fala Marta”, Lisly Picanço. Em sua fala, a diretora da ONG destacou os desafios do combate estrutural da violência contra a mulher realizado pela associação durante a pandemia.

“Com o isolamento social, tivemos que readaptar o nosso trabalho. Antes, realizávamos um planejamento com palestras presenciais e, agora, passamos a fazer isso de forma virtual. Estamos utilizando mais as redes sociais como forma de aproximar as pessoas e conscientizá-las sobre esse tema. Ainda fornecemos também projetos de assistência jurídica e psicológica, de forma gratuita, para vítimas de violência”, destacou ela.

No âmbito da Polícia Judiciária, a titular da DDM, Danielle Mendonça, explicou sobre as atribuições das Delegacias de Defesa da Mulher e os trabalhos desenvolvidos na Capital e no Interior. “Me sinto grata pela oportunidade de falar sobre isso porque o combate à criminalidade passa por esse tema. Qualquer crime ocorrido contra a mulher vai contra os direitos humanos, e só conseguimos justiça social quando ambos os gêneros são tratados com a devida importância”.

Ela ressaltou ainda que é preciso um trabalho conjunto para extinguir a violência contra esse público. “O combate a violência trabalha em duas vertentes: a educação social e a repressão penal. Daí a importância do trabalho integrado. Essa violência não pode mais ser tratada como algo estrutural ou tolerável. Por isso, trabalhamos todos os dias para que isso seja combatido na sociedade”, finalizou ela.

Já a delegada adjunta do DPGV, Jeovânia Holanda, encerrou o debate anunciando sobre a inovação desenvolvida dentro da PCCE: o Comitê de Valorização das Mulheres da Segurança Pública. “O nosso intuito com esse comitê é pesquisar e identificar alguma suposta vulnerabilidade da mulher integrante da Polícia. Nós trabalhamos para identificar tipos de crimes cometidos contra elas internamente. Seja na questão do assédio moral, sexual ou de outros crimes tipificados. Após isso, fornecemos acolhimento de forma sigilosa, além de apurarmos os casos e acompanharmos as denúncias. Estamos trabalhando também para a ampla divulgação do comitê e da elaboração de uma cartilha digital’, ressaltou ela.

Programa Cientista Chefe 

Ainda durante a programação dessa sexta-feira (28), o professor Tarcísio Haroldo Cavalcante, presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), foi convidado para explicar sobre as atribuições do Programa Cientista Chefe. De acordo com o professor, o projeto tem o intuito de unir o meio acadêmico e a gestão pública. “O Cientista Chefe é um instrumento que se baseia na inovação, mas trabalhamos esse conceito além do âmbito empresarial e o levamos sempre para a ciência. É um jogo em que tanto ganha o profissional acadêmico como a sociedade”, frisou ele.

Encerramento 

Finalizando a live de comemoração de três anos da Supesp, o superintendente Helano Nogueira, agradeceu a todos os participantes e internautas e anunciou ainda a “Campanha de Doação de Livros LER”. “Quero agradecer a todos que estiveram conosco, principalmente, os valorosos profissionais da Supesp que fizeram tudo para o evento acontecer. O projeto LER, que é coordenado e supervisionado pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da Supesp, tem o intuito de aproximar a instituição junto à sociedade em geral. Dessa forma, queremos criar vínculos de convivência, de respeito, porque a segurança não é apenas uma ação policial mas, sobretudo, cidadã”, comentou ele. A campanha foi iniciada hoje (28) e seguirá até o dia 28 de junho. As doações podem ser entregues na sede da SSPDS.