Quem é Quem

Superintendente

Nabupolasar Alves Feitosa

O superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa, é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), tem mestrado em Filosofia (Uece); doutorado em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Puc-SP); e pós-doutorado em História pela UFC.

O novo superintendente da Supesp também possui formações em Gerenciamento de Operações de Inteligência e Análise do Terrorismo e Produção do Conhecimento, entre outros.

 

 

Diretoria de Estratégia de Segurança Pública (Diesp)

Gonçalo Eduardo Barreto Araújo

O tenente-coronel Gonçalo Eduardo Barreto Araújo é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, com formação policial norteada em operações de inteligência, operações de policiamento comunitário, operações de choque e ações em parceria com outros órgãos policiais irmãos, tendo fomentado tais direcionamentos profissionais através dos seguintes cursos policiais: Curso de Operações de Inteligência (Aesp/Coin/SSPDS-CE), Curso Básico de Inteligência (Aesp/Asint/PMCE), Curso para Forças – Tarefa de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Academia Nacional de Polícia/PF e o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (Senasp/MJ).

Também participou do Curso de Resposta a Incidente com Atirador Ativo pelo Programa de Assistência Antiterrorismo do Departamento de Segurança Diplomática dos EUA e do Curso de Patrulhamento Urbano CPChoque/PMCE e do Curso de Operações de Choque CPChoque/PMCE.

 

E-mail


Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas)

Kamilly Távora Campos

Kamilly Távora Campos é delegada de Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) desde 2009. É especialista em Direito e Processo Tributário pela Universidade Vale do Acaraú (2004) e graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (2001). Durante o período de 2009 a 2023, desempenhou suas funções em diversas delegacias da capital e região metropolitana, incluindo a Delegacia Metropolitana de Eusébio, a Delegacia de Defraudações e Falsificações, o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa e a Delegacia de Combate aos Crimes contra a Ordem Tributária, onde ocupou o cargo de delegada titular. De 2021 a 2023 foi membro do Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos do Estado do Ceará – CIRA.

Entre 2023 e 2024, exerceu o cargo de diretora de planejamento e gestão interna da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), sendo responsável pela elaboração de projetos estratégicos, como a implantação da delegacia cenográfica, destinada à formação profissional e continuada dos agentes de segurança pública e, ainda, do aprimoramento da infraestrutura tecnológica da Aesp. Pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), participou do curso de Formação de Instrutores em Normas Internacionais de Direitos Humanos.

E-mail


Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp)

Franklin de Sousa Torres

O gerente de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Supesp, Franklin Torres, exerce o cargo desde 2021 e é graduado em Estatística com mestrado em Administração e Controladoria, ambos pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Foi membro pesquisador mestre do Observatório do Federalismo Brasileiro (OFB), vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE).

Diretor de Estatística do Instituto Ampla Pesquisa e Opinião, foi gestor da antiga Assessoria de Análise Estatística e Criminal – AAESC/Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará – SSPDS (que hoje é a Geesp/Supesp). É gestor titular estadual do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas – Sinesp/Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp/Ministério da Justiça. Atuou como estatístico do Laboratório de Estudos em Competitividade e Sustentabilidade – Lecos/FEAACS/UFC. Durante a graduação foi diretor da Gauss Empresa Júnior de Estatística – UFC (RH, Jurídico e depois presidente).

E-mail


Gerência Administrativo-Financeira (Gefin)

Rafael Braga Malveira

Rafael Braga Malveira assumiu a Gerência Financeiro Administrativo (Gefin) da Superintendência de Pesquisa e e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) em outubro de 2023.

 

Formado em Marketing pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC) com MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade FA7, possui 20 anos de experiência no setor, tendo atuado na Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza, responsável pelo preparo, acompanhamento, controle, conclusão e emissão dos instrumentos contratuais, além de dar suporte aos atos formais a serem praticados pela administração e cotação para licitação.

E-mail