O QUE VOCÊ
PRECISA?
Quem é quem
Superintendente
Juliana Barroso
Juliana Barroso é socióloga formada pela Universidade de Brasília (UnB). Iniciou sua trajetória na Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), em 2001, onde permaneceu até meados de 2011 e foi responsável pela implementação de políticas públicas com Matriz Curricular Nacional para profissionais de Segurança Pública (MCN), Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública (Renae) e Rede de Educação à Distância.
Posteriormente, foi subsecretária na Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, onde atuou com foco na educação e na valorização dos policiais, bem como no Programa Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Dedicou-se à gestão municipal de segurança, contribuindo na formação de Guardas Municipais de São Paulo. Em 2019, foi convidada pelo Governo Estado do Pará para a implementação dos Territórios pela Paz/Usinas da Paz. Foi assessora de políticas públicas do Instituto Igarapé e, desde 2024, integrava o quadro da Supesp como diretora de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública.
Diretor de Estatística e
Geoprocessamento
Antonio Matheus Osterno Leitão
Antonio Matheus Osterno Leitão é graduado em Estatística pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestre em Estatística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Desde agosto de 2020, integra a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), onde atuou inicialmente na Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp), atual Diretoria de Estatística e Geoprocessamento (Diest), exercendo os cargos de Assessor II, posteriormente, Assessor I e, atualmente, exerce o cargo de diretor. Também desempenhou a função de gestor suplente do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp) e, atualmente, é gestor titular. É professor e conteudista da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), onde ministra cursos nas áreas de Estatística e Análise Criminal, acumulando mais de 300 horas de sala de aula.
Durante a graduação na UFC, participou ativamente da Empresa Júnior de Estatística Gauss, atuando no setor de projetos e exercendo, posteriormente, a presidência da organização. Possui experiência consolidada na análise de grandes bases de microdados e registros administrativos, atuando em modelagem estatística, séries temporais, análise de impacto, construção de painéis dinâmicos e visualização de dados. Domina ferramentas estatísticas, com proficiência avançada em R, além de plataformas de Business Intelligence (BI) voltadas à comunicação clara e estratégica dos resultados.
Diretor de Pesquisa e Avaliação
de Políticas de Segurança Pública
José Eudázio Honório Sampaio
O pesquisador José Eudázio Honório Sampaio assumiu, em setembro de 2025, a Diretoria de Pesquisa e Avaliação de Políticas de Segurança Pública (Dipas) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), tendo atuado como assessor na mesma diretoria entre 2022 e 2025. Com bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), é mestre e doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Uece (ProPGeo/Uece) e pesquisador do Laboratório de Estudos do Território e da Urbanização (LETUr/Uece) desde 2014. Cursa MBA em Gestão da Segurança Pública na Faculdade Focus. Também é professor da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp-CE), onde ministra a disciplina de Análise e Mapeamento de Ocorrências no Curso de Formação de Soldados Policiais Militares (CFSD), além de cursos de curta duração nas áreas de Estatística Criminal, Pesquisa e Avaliação de Políticas em Segurança Pública e Power BI aplicado à Segurança Pública.
Sua experiência envolve monitoramento e avaliação de políticas públicas, econometria espacial, além de formação em geotecnologias, georreferenciamento, análise de dados e política de prevenção e redução da violência no Ceará, com domínio de ferramentas como QGIS, Power BI, bancos de dados e mapeamento de áreas de risco. Elabora estudos técnicos, diagnósticos territoriais e relatórios para subsidiar políticas públicas de segurança, com foco em análise criminal e pesquisa aplicada à segurança pública estadual.
Diretor de Estratégia de Segurança Pública
Gonçalo Eduardo Barreto Araújo
O tenente-coronel Gonçalo Eduardo Barreto Araújo é bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó, com formação policial norteada em operações de inteligência, operações de policiamento comunitário, operações de choque e ações em parceria com outros órgãos policiais irmãos, tendo fomentado tais direcionamentos profissionais através dos seguintes cursos policiais: Curso de Operações de Inteligência (Aesp/Coin/SSPDS-CE), Curso Básico de Inteligência (Aesp/Asint/PMCE), Curso para Forças – Tarefa de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública – Academia Nacional de Polícia/PF e o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária (Senasp/MJ).
Também participou do Curso de Resposta a Incidente com Atirador Ativo pelo Programa de Assistência Antiterrorismo do Departamento de Segurança Diplomática dos EUA e do Curso de Patrulhamento Urbano CPChoque/PMCE e do Curso de Operações de Choque CPChoque/PMCE.